
A situação de abandono de animais em Jundiaí abarca animais de vários portes, raças, bairros. Desta vez, a protetora de animais Simone Regina dos Santos fez mais um resgate preocupante. Ela recebeu denúncias de que em uma residência em Jundiaí havia três cães desnutridos e que sofriam maus-tratos. Ao chegar ao local, se deparou com três cachorros novos, de raça, mas bastante maltratados, só "pele e osso".
Um dos cães, da raça leão-da-rodésia, não conseguia sequer parar em pé. Um filhote desta raça pode chegar a custar R$ 16 mil. Com o cachorro desnutrido, cheio de carrapatos e machucado, Simone precisou comprar uma ração especial que custa R$ 220. Ainda assim, ele vem sendo acompanhado e passará por exames veterinários de hemograma e ultrassom na cabeça.
Além deste cão de grande porte, que tem menos de 4 anos, havia também um filhote de pitbull, com cerca de 6 meses, e uma outra cadela que Simone não se lembra a raça, e tem cerca de 9 meses. Todos desnutridos e com carrapatos. "Recebi a denúncia de maus-tratos e fui até lá para buscar os cachorros. Pequisei e vi que o maior é de uma raça rara da África. Ele não está nem parando em pé. Tem também um pitbull e outra de raça, pelo que me informaram", conta ela. O leão-da-rodésia tem como característica o pelo caramelo e uma faixa de pelos invertidos no dorso. O cão surgiu na África do Sul para caça e é extremamente companheiro.
"Segundo relatos, o dono batia no cachorro maior com pau. O espaço lá também era muito pequeno, não cabia os cachorros direito, e úmido, com limbo no chão. A veterinária que olhou eles disse que iam morrer em breve se não fossem resgatados." De acordo com Simone, os dois cães menores podem ser adotados por quem tenha interesse em cuidar e dar amor, pois precisam muito. Já o leão-da-rodésia ainda precisará de acompanhamento veterinário antes de estar apto a ser adotado, mas, quem quiser a puder ajudar, a protetora aceita doações de ração e dinheiro.
A protetora também tem cinco filhotes que resgatou recentemente de uma ninhada e estão disponíveis para adoção. Para mais informações, o telefone de Simone é (11) 97484-8253.