
As forças policiais do Estado de São Paulo ampliarão o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval deste ano. Cerca de 20 mil policiais militares estarão nas ruas diariamente para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval. A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.
“O planejamento operacional deste Carnaval começou no ano passado. A ação está padronizada e organizada para atender o maior Carnaval do mundo”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas, nesta segunda-feira (17). “Esperamos que ao fim da operação, tenhamos o Carnaval mais seguro dos últimos anos”, completou.
Como será o policiamento da Operação Carnaval?
O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março). Não haverá prejuízo ao policiamento ordinário com atendimento via 190. Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental também serão reforçadas.
O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.