OPINIÃO

Aonde está a empatia? Está com você?


| Tempo de leitura: 2 min

Caro leitor, eu não opino a respeito de política, porém, nesta semana, eu me deparei com algo que me deixou chateada: o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu ir contra os menos favorecidos, os LBTQIA+, os imigrantes ilegais, além de ir contra a preservação do planeta e contra a saúde. 

A situação é ruim, mas, quando se acessa as redes sociais que estão abordando a respeito desta enxurrada de tristes notícias, é chocante a quantidade de pessoas que apoiam tais decisões. É chocante ler comentários de pessoas elogiando, apoiando e se orgulhando de saber que o outro será prejudicado. 

Caro leitor, a empatia consiste em nos colocar no lugar do outro e sentir compaixão da sua dificuldade, da sua necessidade, do que lhe aflige. 

Quando sentimos empatia pelo próximo, não nos alegramos com o seu infortúnio. Não nos alegramos com o mal que lhe aflige. Não nos alegramos com o seu sofrimento presente ou futuro.

Quando demonstramos empatia com o próximo, entendemos que nós também poderemos passar por momentos difíceis e que receber a empatia de alguém pode tornar o nosso fardo mais leve.

O mundo precisa de pessoas que olhem com carinho para o outro, para os animais, para o planeta. Através de alguns comentários maldosos nas redes sociais, percebemos que há pessoas que anseiam por carinho, por amor, por EMPATIA e, como nunca receberam tais sentimentos, não sabem transmiti-los ou repassá-los a alguém, então, para eles, a saída é utilizar as redes sociais para atacar e espalhar mentiras e ódio.

Querido leitor, você tem empatia?  Demonstre em palavras e ações o quão empático você é com pessoas e animais?

Eu digo, animais, pois eles também precisam da nossa empatia, do nosso carinho. 

Ao contrário do que alguns pensam, os animais também possuem sentimentos e sofrem, principalmente aqueles que vivem desamparados pelas ruas à mercê de violência, sede, fome, chuva ou sol escaldante. A empatia com os animais também é muito importante e necessário.

Enfim, ninguém nasce empático, porém, como tudo em nossa vida, precisamos aprender e tenha a certeza de que vale muito a pena, acredite.

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)

Comentários

Comentários