OPINIÃO

As redes sociais e a inteligência humana


| Tempo de leitura: 2 min

Querido leitor, você já parou para pensar sobre o que as redes sociais estão fazendo com as pessoas? Qual é a sua contribuição para a humanidade? Será que há, realmente, uma contribuição para a humanidade?

Eu digo isso devido ao fato de ver tantas fake news se proliferando em meio a postagens duvidosas de pessoas inescrupulosas que, por puro prazer, fazem questão de confundir a mente de pessoas cuja a "malícia tecnológica" ainda não se desenvolveu e talvez não se desenvolverá.

Quando eu digo "malícia tecnológica", me refiro àqueles que, devido a inexperiência ou idade, não sabem lidar com a tecnologia e acabam sucumbindo ao que lhe é apresentado e informado através das redes sociais e, acreditando na informação, o botão de compartilhamento se torna o principal meio de proliferação de falsas informações.

Mas não é só de fake news que as redes sociais vivem. Vejo tantas pessoas que possuem muita coisa relevante, muita coisa inteligente, muita informação necessária para o mundo e passam despercebidas em meio a uma quantidade irrisória de curtidas e compartilhamentos.

Enquanto isso, há pessoas que não contribuem em nada para o mundo, não defendem uma causa, não tem talento algum, falam meia dúzia de bobagens e, muitas vezes, estão envolvidas em confusão ou desrespeito, racismo, homofobia etc. E esse tipo de pessoa se perde em meio a tantos seguidores, curtidas e compartilhamentos de coisas irrelevantes.

Em meio a tudo isso, eu me pergunto: o que as redes sociais estão fazendo com as escolhas das pessoas? O que as redes Sociais estão fazendo com a ética das pessoas?

Sim, caro leitor, as redes sociais têm a sua contribuição em algumas coisas, porém, seria tão bom se as pessoas as utilizassem com cuidado, com limites, com o objetivo de contribuírem de forma positiva para o mundo!

Pense nisso!

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)

Comentários

Comentários