OPINIÃO

Me perdoe!


| Tempo de leitura: 2 min

Olá, meu querido leitor. Hoje vou falar sobre uma virtude que, para muitos, soa como fraqueza ou humilhação, mas que, na realidade é uma atitude nobre e madura: o pedir perdão ou desculpar-se.

Você já fez algo para alguém e pediu desculpas ou alguém já lhe pediu desculpas por algo feito a você? Em ambos os casos ou, um dos casos, como você se sentiu?

Bem, o ser humano é dotado de inúmeras características, qualidades, pensamentos e atitudes boas ou más. Por esta razão, nós humanos, costumamos falhar em determinados momentos da vida e nessas falhas, podemos ofender ou prejudicar alguém.

A questão é: quando isso acontece, qual é a nossa atitude? Achar que o outro está de mi mi mi ou nos colocar em seu lugar e refletirmos sobre o que fizemos ou dissemos?

Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: " Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida ". Por isso é muito importante fazermos uma auto análise sobre como estamos tratando as pessoas ao nosso redor.

E se formos ofendidos ou prejudicados por alguém? Neste caso, a sinceridade é fundamental. É preciso que você converse com a pessoa que te ofendeu e exponha o que você está sentindo. Muitas vezes, alguém nos magoa e, para não haver um "clima ruim", achamos melhor não expor a nossa indignação. Isso é ruim, pois, a outra pessoa pode achar que você não ficou magoado com sua atitude, mas que você mudou o comportamento para com ela porque você é instável ou bipolar.

E quando um familiar me magoa? A sinceridade é sempre importante. É comum que dentro do seio familiar haja desavenças. Seres humanos convivendo sob o mesmo teto ou tendo contato frequente, pode ocasionar em algumas desavenças. Mas a atitude de pedir perdão é importante. Assim como os filhos magoam os pais, muitas vezes, os pais também podem magoar os filhos, mas a chave está na atitude tomada após uma desavença.

Na Educação Infantil, desculpar-se  faz parte das palavrinhas mágicas da boa convivência, que são: obrigado, com licença, por favor e me desculpe. Como ensinar as crianças a tomarem atitudes que os adultos têm tanta dificuldade em tomar?! Acredito que é sempre importante aprendermos com as crianças, pois, elas não possuem crenças limitantes que as fazem pensar que o desculpar-se é algo ruim ou humilhante.

Caro leitor, você já parou para pensar em quantos problemas poderiam ser evitados se houvesse um sincero pedido de desculpas? Muitas guerras poderiam ter sido evitadas se os governantes tivessem a humildade de se desculpar.

Enfim, que sejamos atentos as atitudes que temos para com o outro. Mas, e no caso do perdão? Bem, em breve conversaremos sobre esse assunto tão importante quanto pedir perdão ou desculpar-se.

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com).

Comentários

Comentários