OPINIÃO

Vitimismo – só você se importa!


| Tempo de leitura: 3 min

Caro leitor, hoje resolvi falar sobre uma atitude que muitas pessoas têm e que afasta as pessoas: o
VITIMISMO! Você sabe o que essa palavra significa?

Bem, vitimismo é o hábito de sentir dó e piedade de si próprio. É o desejo de atrair a piedade das outras pessoas. Além disso, o vitimista nunca atribui a responsabilidade de algo a si, mas ao outro. Para ele, a sua doença é mais grave do que a do outro, ele tem menos dinheiro do que o outro, a vida dele é mais difícil do que a vida do outro, enfim, o vitimista faz questão de tornar a sua situação mais triste do que a situação do outro.

Segundo Sonia Maria Duarte Sampaio, psiquiatra e coordenadora do Projeto Vincular (Psicoterapia de Casal e Família) no IPq do HC-FMUSP, "em geral, quem se faz de vítima são pessoas com baixa
autoestima, que receberam pouco afeto quando crianças e que só tiveram atenção dos familiares quando machucadas ou doentes". Segundo ela, quando o vitimista se torna adulto, ele associa o sofrimento a uma busca por amor e atenção.

O vitimista costuma reclamar da sua situação para as outras pessoas, nas redes sociais, nas conversas
entre amigos e familiares com o objetivo de atrair a atenção e a piedade dos outros. Isso é algo sério, pois ele acaba afastando as pessoas, pois ninguém gosta de ficar perto de alguém que vive reclamando e “chorando” a respeito dos seus problemas. É importante saber que cada um precisa tomar as rédeas da sua vida.

Vivemos em um mundo em que a situação está difícil e cheia de desafios. Cada um tem as suas
dificuldades, as suas tristezas, os seus problemas. Pensar que o seu problema é maior do que o do outro é um grande engano, pois, não podemos saber o grau de dificuldade das outras pessoas. O seu problema pode ser maior ou menor do que o problema do outro e isso, só quem tem, sabe a gravidade de tal problema. A questão é como cada um vai encarar o seu problema: contando para “Deus e o Mundo” ou arregaçando as mangas e enfrentando com confiança e na certeza de que tudo será resolvido?

Além disso, infelizmente existem pessoas que torcem para que você não cresça, não prospere, não seja feliz. Quando você reclama nas redes sociais, nas conversas, você pode estar deixando alguém satisfeito e não sabe. Você já parou para pensar em quantas pessoas entram em contato com você para saber como você está, depois que você expõe que está doente, triste, sofrendo por algo?

Somos cercados de pessoas que querem o nosso bem, mas também de pessoas que torcem para que caiamos.

Então, o que fazer? Se você gosta de se vitimizar, lembre-se que você é o protagonista da sua história.

Você é o único dono da sua vida e se a situação está difícil, você é o único que pode resolver. Não há
necessidade de todos ficarem sabendo. Compartilhe apenas com pessoas de confiança e que podem lhe ajudar a resolver o seu problema, não se exponha em redes sociais, pois pessoas de confiança são
poucas,lembre-se disso!

Pense que você não é a única pessoa que tem problemas e, muitas vezes, se você olhar ao seu redor, há pessoas com problemas muito mais graves do que os seus, mas que estão encarando com coragem e fé em dias melhores. Se você sentir que não consegue resolver esse hábito sozinho, procure a ajuda de um psicólogo, que poderá investigar a raiz do seu vitimismo e trazer mais leveza para a sua vida.

A vida não é uma competição de quem tem a vida mais difícil. A vida, embora tenha os seus desafios, é para ser vivida da melhor forma possível. As dificuldades nos tornam mais fortes e nos motivam a
levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)

Comentários

Comentários