Caro leitor, esses dias eu estava saindo de casa e era uma noite fria, acompanhada de uma garoa fina e gelada. Abri o portão e me deparei com um coletor de lixo juntando os sacos de lixo e correndo em direção às outras casas para fazer o mesmo. Neste momento, eu pensei em escrever sobre a importância dos profissionais que, muitas vezes não são notados, mas, que fazem toda a diferença na nossa vida, no nosso bem estar, no nosso país.
Você parou para pensar que os coletores são aqueles profissionais que, faça chuva ou faça sol, estão recolhendo o nosso lixo e contribuindo com o nosso bem estar? Sim, pois, imagine se todo o lixo que acumulamos ficasse dentro das nossas casas ou nos nossos quintais… viveríamos doentes e as infestações de ratos, baratas e cia, tomariam conta da cidade!
E o que dizer dos garis ? Sim, você já percebeu o quão importantes eles são? Se as ruas da cidade são limpas, isso se deve ao trabalho exaustivo desses profissionais que trabalham para que tudo fique limpo.
Cabe a todos nós cuidarmos para que as ruas continuem limpas através da nossa educação em não jogarmos lixo na rua. Ao fazermos isso, demonstramos respeito pelo trabalho destes profissionais. É triste vermos tantos lixos jogados em locais impróprios. É muito fácil reclamarmos que a cidade está suja, mas, se andarmos um pouco pelas ruas, veremos a quantidade de lixo jogados nas calçadas e esquinas e tudo isso por causa da preguiça que muitos têm em colocar o lixo em sacos plásticos e colocá-los nos lugares corretos e nos dias que o caminhão passará para recolhê-los.
Não podemos nos esquecer dos carteiros e dos entregadores que nos enchem de alegria ao trazerem as nossas tão esperadas encomendas; das merendeiras que se dedicam no preparo das deliciosas refeições que os nossos filhos consomem nas escolas; das ADI's (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) que cuidam dos nossos filhos com tanto carinho e cuidado nas creches; dos profissionais que trabalham nas secretarias das escolas, pois, é através deles que a vida escolar dos nossos filhos ficam tão organizadas.
Não podemos nos esquecer também, dos atendentes e recepcionistas que nos atendem e nos auxiliam nos seus respectivos locais de trabalho. E os frentistas? São eles que abastecem o nosso carro e nos atendem com cordialidade, mesmo quando sentimos vontade de chorar ao vermos o preço do combustível!
Para finalizar, as faxineiras, camareiras, diaristas, copeiras, vendedores (s), motoristas de ônibus, cobradores, jardineiros, garçons, motoboys, caixas de supermercado, de farmácia, de loja, entregadores de pizza e lanches, que nos alegram com as suas entregas quando estamos com fome e não podemos sair de casa. Enfim, eu poderia listar mais inúmeros profissionais que tornam o nosso dia mais fácil, mas, além dos profissionais não mencionados aqui, quero agradecer a todos os profissionais que fazem parte da nossa vida e do nosso cotidiano. Saibam que o seu trabalho é muito importante para a sociedade, para a nossa cidade, para o nosso país e para o mundo.
Infelizmente, muitas vezes estes profissionais passam despercebidos aos nossos olhos e nos esquecemos de sua importância. É tão bom quando somos reconhecidos pelo nosso trabalho, pois, sabemos que nada está sendo em vão. Respeitar o outro e agradecer é um gesto de educação, ética e empatia. Não fazemos nada sozinhos, nunca estamos sozinhos. Vivemos em uma comunidade na qual, todos dependemos uns dos outros e é bom sabermos que sempre teremos alguém para nos auxiliar ou nos ajudar quando precisarmos. Mais uma vez, muito obrigada!
Caro leitor, quando foi a última vez que você olhou nos olhos de algum profissional e disse obrigado?
Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)