OPINIÃO

Pipoca ou Piruá: quem você é?


| Tempo de leitura: 2 min

Você gosta de pipocas? Huummm, eu amo de montão e este amor por este alimento tão gostoso e tão cheio de nutrientes, que nos acompanha no cinema ou em um filminho em casa, me fez lembrar de um texto  maravilhoso chamado "Pipoca" do Rubem Alves.

Bem, este texto faz uma simbologia da pipoca e do piruá com as pessoas. Em suma, a pipoca é um grão duro de milho e sem graça . Em geral, são todos parecidos, mas a mágica acontece quando estes grãos são colocados na panela e levados ao fogo. Sim, a mágica acontece quando aquele milho duro e sem graça, ao ser aquecido, se transforma em uma linda, branca, macia e saborosa flor.

Mas e os grãos que ficam no fundo da panela e não estouram? Bem, estes são conhecidos como piruás. São os grãos que, embora estejam aquecidos, insistem em não estourarem como os outros. Mas o que tem a ver pipocas, piruás e pessoas?

Bem, as pipocas que estouram são como as pessoas que procuram sempre melhorar. Essas pessoas são resilientes e não desistem dos seus objetivos. Elas desabrocham como a pipoca e trazem alegria e satisfação a todos ao seu redor. Elas enfrentam os seus problemas e as suas dificuldades com otimismo e coragem.

Já a pessoas piruás, são aquelas que são avessas a mudanças. Elas acham que a sua vida é daquele jeito e ponto final, mesmo que esteja passando por problemas, está bom do jeito que está e nada irá fazê-las mudar o seu modo de viver, o seu modo de agir, o seu modo de pensar, as suas ações.

Mas há um elemento primordial que define quem será pipoca e quem será o piruá: o fogo!Sim, o fogo representa as dificuldades, os desafios, as dores. O fogo pode ser representado por uma doença, a perda do emprego, problemas financeiros, a perda de alguém querido, ansiedade, depressão, etc.

A pessoa que se transforma em pipoca, encara o calor do fogo com coragem e determinação. A pessoa que se recusa a "pipocar" junto com os outros e prefere se tornar piruá, não age, não reage, não muda, se entrega diante do fogo, diante das dificuldades.

Todos nós somos aquecidos diariamente. Há dias em que somos superaquecidos e dias em que o fogo está mais brando. A questão é como encaramos o fogo. 

Então, a minha pergunta é a seguinte: quem você quer ser ? A pipoca ou o piruá?

Micéia Lima Izidoro é professora (miceialimaizidoro@gmail.com)

Comentários

Comentários