O mecanismo da respiração é vital para todos os seres humanos, pois permite a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o organismo e o ambiente, sendo feito de forma inconsciente na grande maioria do tempo. Tomar consciência da respiração pode contribuir para estabilizar a nossa atenção e a forma como lidamos com o estresse, trazendo benefícios profundos para nossa saúde física, mental e energética.
Respirar de maneira consciente afeta diretamente a qualidade de nossas vida. É fundamental prestar atenção ao ato de respirar, utilizando técnicas específicas para melhorar a qualidade da nossa respiração, já que quem consegue controlar a respiração consegue controlar suas emoções. Não sei de quem é esta frase, mas a utilizo muito!
A prática de exercícios aeróbicos, como corrida, natação e ciclismo, também podem ajudar a melhorar a capacidade pulmonar, assim como modalidades que focam na respiração, como yoga, tai chi chuan, LPF, dentre outros métodos de exercícios respiratórios ajudam a melhorar a consciência corporal e o controle da respiração. A respiração profunda aumenta a oxigenação do sangue e melhora a circulação, contribuindo para uma melhor saúde do sistema cardiovascular.
A conexão corpo-mente pode ser estimulada através da respiração, a ponte entre o corpo e a mente. Ao focar na respiração, acalmamos a mente e reduzimos a ansiedade. Uma excelente maneira de nos ajudar a lidar com o estresse. Isso mesmo, a respiração é capaz de regular nossas emoções, permitindo que a resposta a situações estressantes seja mais equilibrada.
O controle da respiração pode melhorar a saúde mental. A respiração profunda, consciente, lenta e ritmada, aumenta a capacidade pulmonar, fortalece os músculos respiratórios, promove uma troca eficiente de oxigênio e dióxido de carbono, e melhora a oxigenação dos tecidos e órgãos, garantindo um corpo mais energizado e a mente mais relaxada, um verdadeiro antídoto contra o estresse, ansiedade e sintomas da depressão.
Uma capacidade maravilhosa da respiração é equilibrar o sistema nervoso autônomo, especificamente os estados simpático (luta ou fuga) e parassimpático (descanso e digestão), ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo uma sensação de calma e bem-estar. Além do mais, a respiração consciente modula o nervo vago, que está nos holofotes da ciência, o maior nervo do corpo humano, que desencadeia a resposta de relaxamento no corpo, ajudando a reduzir níveis de cortisol (hormônio do estresse), levando a uma sensação de calma e controle emocional.
As práticas de respiração adequadas podem melhorar a postura e as dores nas costas, pois envolvem o diafragma, que além do principal músculo respiratório é também um grande estabilizador do tronco e da coluna lombar. Junto com outros músculos respiratórios, mantém uma postura correta, reduzem a tensão muscular e fascial desnecessária, e melhoram a estabilidade da coluna vertebral e do core. Portanto, se você tem dores nas costas, dores crônicas, respire! A respiração correta pode melhorar também o equilíbrio, afetando não só a postura, mas os movimentos.
Treinar respirações profundas pode ajudar a regular o sono, manter um sistema imunológico eficaz, ajuda a eliminar as toxinas que se formam no corpo e melhorar a digestão. Técnicas de respiração ajudam a relaxar o corpo e mente, promovendo um sono mais profundo e reparador. Já está mais que comprovado que pode melhorar também a concentração e a clareza mental, facilitando a tomada de decisões, trazendo produtividade e criatividade para seu trabalho.
A respiração diafragmática envolve respirar profundamente, utilizando o diafragma, movimentando o peito e as costelas (mas não elevando os ombros), essa respiração tridimensional melhora a oxigenação e relaxa o corpo, trazendo todos esses benefícios citados.
Vamos treinar? A técnica da respiração da caixa é bem simples: inspire em 4 segundos, retenha o ar por 4 segundos, exale em 4 segundos, retenha mais 4 segundos. Dedique alguns minutos por dia para respirar e meditar, concentrando-se apenas na sua respiração. Quando puder, tente aumentar até dobrar o tempo da exalação.
Incorporar a respiração consciente no dia a dia pode trazer benefícios que impactam positivamente tanto a saúde física quanto a mental, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável, uma ferramenta poderosa para o bem-estar integral. Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)