Das 50 melhores escolas públicas do Estado de São Paulo, três estão na Terra da Uva. Nenhuma delas, porém, é escola estadual. No ranking, que usa a pontuação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o quinto lugar estadual é da Etec Vasco Antonio Venchiarutti, escola que também figura entre as melhores públicas do país.
Ainda no Top 50, em 31º, está a Etec Benedito Storani, que, assim como a Vasco Antonio Venchiarutti, é gerida pelo Centro Paula Souza em parceria com o estado. Já a terceira escola de Jundiaí no ranking é gerida pelo Governo Federal, é o Instituto Federal de São Paulo - Campus Avançado Jundiaí, que aparece em 49º.
O Ideb, divulgado neste mês, avaliou dados da educação em 2023 e mostra que Jundiaí não é exceção em relação à gestão das melhores escolas. Das 100 primeiras públicas paulistas no ranking, 73 são Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Já no ranking nacional, das 100 escolas mais bem avaliadas, 24 são de São Paulo, ssendo16 Etecs, duas escolas estaduais, três federais, uma municipal e duas escolas ligadas a universidades (USP e Unesp).
Receba as notícias mais relevantes de Jundiaí e Região direto no seu Whatsapp. Participe da comunidade do JJ clicando AQUI.