Com uma programação rica e diversificada, o 21º Festival Expressão Brasil de Capoeira promete ser um marco na agenda cultural de Várzea Paulista até 10 de agosto. O evento que celebra a cultura e a tradição da capoeira, possui uma programação diversificada e inclusiva, contando até com intérprete de libras na abertura e no batizado. A iniciativa do Mestre Bola 7 e do grupo Capoeira Brasil somada ao apoio da Lei Paulo Gustavo reforça a importância da capoeira como patrimônio cultural imaterial, além de promover valores como inclusão e preservação das tradições afro-brasileiras. O evento é uma oportunidade imperdível para todos que apreciam a cultura e a arte da capoeira.
O festival abrirá espaço para diferentes estilos e manifestações culturais relacionadas à capoeira, incluindo a capoeira angola, festival cantiga, oficina de jongo, capoeira infantil, capoeira pais e filhos, capoeira inclusiva com alunos da APAE, vivência com mestra e mestres de capoeira, abordando o tema mulheres na capoeira, contos, griôs e show de dança afro.
O ponto alto do festival será o batizado, troca de corda e formatura, cerimônia que simboliza a progressão dos praticantes na arte da capoeira. Este evento solene ocorrerá no Espaço da Cidadania, no dia 10, às 15 horas, e é aguardado com grande expectativa por todos os participantes.
Cronograma
Dia 7 (Quarta-feira)
19h: Oficina de capoeira infantil (Pais e Filhos)
Local: APAE Várzea Paulista
Dia 8 (Quinta-feira)
18h: Oficina de Jongo
Local: Sede
19h: Vivência com Mestra (Mulher na Capoeira)
Local: Sede
Dia 9 (Sexta-feira)
09h: Oficina de capoeira melhor idade
Local: Centro de convivência
13h: Festival de capoeira inclusiva
Local: APAE Várzea Paulista
19h: Vivência com Mestres
Local: APAE Várzea Paulista
Dia 10 (Sábado)
09h: Vivência com Mestre
Local: Ginásio de Esportes
Ayrton Senna
11h: Roda de Rua
Local: Em frente à Feira de Várzea Paulista
15h: Batizado, Troca de Corda, Formatura e Show de Dança Afro
Local: Espaço Cidadania
Apoio Cultural- Lei Paulo Gustavo
O 21º Festival Expressão Brasil de Capoeira é fomentado pela Lei Paulo Gustavo do Estado, que apoia iniciativas culturais e artísticas em diversas regiões. Este incentivo é crucial para a realização de eventos que promovem a cultura brasileira e proporcionam inclusão social através da arte.
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria.