A lavagem nasal com água morna e sal tem seu registro mais antigo vindo das práticas Ayurvédicas indianas, hoje em dia conhecida como Medicina Tradicional Ayurvédica, cujas raízes remontam os vedas, onde era costume realizar o procedimento chamado de “Jala Neti ”, parte do sistema de purificação (Shatkarma) mencionado nos textos de Hatha Yoga, sendo utilizado há milhares de anos para promover a saúde e o bem-estar.
O Jala Neti foi desenvolvido como uma técnica para limpar as passagens nasais, ajudando a melhorar a respiração e a saúde geral. Era tradicionalmente praticado por iogues, que buscavam manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. Com o tempo, a prática se popularizou e se disseminou globalmente, sendo hoje reconhecida e utilizada em diversas culturas, em contextos médicos e de saúde geral. A prática regular desta lavagem nasal, Jala Neti pode também ter um efeito calmante, ajudando a reduzir o estresse e promover um estado de equilíbrio mental.
A lavagem nasal realmente remove impurezas, poeira, alérgenos e excesso de muco das passagens nasais, ajudando a prevenir infecções e inflamações, sendo muito efetiva no alívio da congestão nasal, sinusites, alergias e muitas outras condições respiratórias. Eu por exemplo, utilizo a técnica até mesmo antes da corrida, em dias muito secos, ajudando a melhorar a respiração nasal e principalmente evitando os sangramentos.
Por facilitar a respiração nasal, a qual deveríamos todos priorizar em vez da respiração bucal, que tanto nos traz prejuízos, vejo esta simples técnica de limpeza como uma grande forma de promover uma melhor saúde e oxigenação do corpo, por auxiliar na produção do ácido nítrico, produzido nas cavidades nasais e nos seios paranasais pelas células epiteliais. Quando respiramos pelo nariz, uma maior quantidade de ácido nítrico é levada para os pulmões, onde exerce seus efeitos benéficos.
A produção de óxido nítrico pela respiração nasal é vital para a saúde cardiovascular, pulmonar e imunológica, além de contribuir para a melhoria do desempenho físico e a regulação da pressão arterial. Eis um tema que está vindo à tona: os poderes da respiração nasal, que já trago para vocês há tanto tempo.
Como fazer essa lavagem? Você já deve estar se perguntando. O equipamento necessário seria uma lota (jarro específico para Jala Neti encontrado em lojas de Yoga ou produtos naturais) ou uma seringa nasal sem agulha, até mesmo um tubo para catchup de plástico. Para a solução salina, água morna (você decide a temperatura, em casos de sinusite prefiro mais quentinha) com um pouco de sal até ficar com gosto de lágrima, você terá que experimentar.
Para o procedimento, incline a cabeça para um lado e insira o bico do lota na narina superior, deixe a solução fluir através da passagem nasal e sair pela narina oposta e respire pela boca durante o processo. Repita o procedimento na outra narina. Para finalizar, assoe suavemente o nariz para remover o excesso de solução e muco residual.
Embora o Jala Neti seja seguro, é importante seguir as orientações corretas e usar água devidamente tratada para evitar infecções. Além disso, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde, um terapeuta Ayurvédico, antes de iniciar qualquer nova prática, ou mesmo se os sintomas estiverem se acentuando. Para este tempo seco, será um ótimo preventivo para que você passe pelo inverno de maneira suave. Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)