OPINIÃO

De Santa Rita de Cássia

3 dias atrás | Tempo de leitura: 3 min

Estamos em plena novena de Santa Rita de Cássia em seu Santuário no CECAP, que tem como Reitor o Padre Márcio Felipe de Souza Alves, como Vigário o Padre Bruno Bussolini e uma equipe encantadora de Diáconos e leigos.

A novena, que começou em 13 de maio, termina no dia 21. De segunda a sexta às 15hs e às 19h30 hs, aos sábados às 15h e às18h30 e aos domingos às 10 e 18h30. No dia de Santa Rita, 22 de maio, Missa às 7h, 9h, 12h, 15h e 19h30.

Assim que assumiu o Santuário, Padre Márcio Feliz fez uma colocação que me chamou a atenção, a respeito de Santa Rita não tirar os olhos da Cruz.

Assim foi a vida dela nos desencontros com o marido, na revolta dos filhos contra o assassino do pai, no olhar sensível aos mais sofredores. A Santa das abelhas repletas de doçura que a rodeavam e dos galhos secos de onde renasceram rosas, fez realmente da Cruz a sua escolha; da Cruz que se tornou escada para que o marido, os filhos e incontáveis pessoas chegassem à Eternidade.

Dessa escolha havia até a ferida do espinho na testa, que cheirava mal e, devido ao odor, tantas pessoas se afastavam. Vivia em um isolamento, mas pleno de Deus.

Como é forte e linda uma vida que escolhe a Cruz para que as pessoas possam experimentar a Ressurreição. Vida de luz.

O tema da novena neste ano: "É Rita que nos leva até o colo de Jesus".

Que encanto! Sem dúvida o Senhor sorri ao vê-la chegar para colocar alguém em Seu colo. Talvez ela até chegue entoando as cantigas que Maria Santíssima cantava para o seu Menino. "Tomara que durma docemente/ e sem preocupação! / Você encontrou um doce lar/ no seio de sua mãe. / Pequeno canário, buquê de rosas, / Ouviu bem o meu canto hoje..."

E você, e eu, que encontraremos no colo de Jesus se permitirmos que Santa Rita nos leve até lá?

No colo dEle receberemos o sopro que diminui as dores dos machucados do dia a dia. Veremos um olhar pleno de amor, que nos atravessará para tirar os espinhos do coração. Perceberemos que caminhar com os olhos na Cruz dá sentido à vida e que o Nosso Senhor é o Senhor dos Impossíveis.

De repente, em meio a tantas notícias tristes, a sofrimentos, decepções, no colo de Jesus, você poderá sentir abelhinhas brancas que transbordam doçura e perfume de rosas que se sobrepõem aos anúncios fúnebres, de uma sociedade sem rumo.

Neste ano, você conhecerá o novo espaço dos devotos. No serviço de lanchonete tem mini pizza, pastel, doces, batata frita, frango frito...

Santa Rita nos leva ao colo de Jesus e, além disso, você tem ainda a oportunidade de convivência com as pessoas e de colaboração.

Da oração a ela no Santuário: "Sob o peso e nas angústias da dor recorremos a vós/ a quem todos chamam a Santa dos Impossíveis, com toda Fé /esperando vosso pronto socorro./ Livrai nosso pobre coração das angústias que por toda a parte o oprimem;/ e restitui a calma ao nosso espírito que geme sob o peso das atribulações./ Já que são inúteis todos os meios para trazer-nos alívio,/ colocamos toda a nossa confiança em vós,/ que fostes escolhida por Deus como / advogada nos casos desesperados./ Óh admirável esposa do Crucificado.

Intercedei agora e sempre pelas nossas necessidades.

Santa Rita de Cássia,

Rogai por nós!"

Maria Cristina Castilho de Andrade é professora e cronista (criscast@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.