CINEMA

Confira os 10 melhores filmes de 2023 de acordo com a crítica

Além do grande fenômeno que ficou conhecido como “Barbenheimer”, muitos outros filmes marcaram o ano

Por Redação | 07/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min

DIVULGAÇÃO

O ano de 2023 foi um marco para o cinema como um todo, com uma série de lançamentos que conquistaram tanto o público quanto a crítica
O ano de 2023 foi um marco para o cinema como um todo, com uma série de lançamentos que conquistaram tanto o público quanto a crítica

O ano de 2023 foi um marco para o cinema como um todo, com uma série de lançamentos que conquistaram tanto o público quanto a crítica especializada, além do grande fenômeno que ficou conhecido como “Barbenheimer” e muitos outros filmes que marcaram o ano. Por isso, confira agora a lista com os melhores filmes de 2023.

1º Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Não para Miles Morales! O jovem "Miranha" já tinha caído nas graças do público com Homem-Aranha no Aranhaverso (2018) e retornou, com ainda mais sucesso, na continuação. O filme tem 97% de aprovação crítica, e 92% de público. A aventura tem Miles, mais uma vez, passeando pelo multiverso enquanto busca impedir uma perigosa ameaça.

2º Missão Impossível: Acerto de Contas Parte Um

Com impressionantes 96% de aprovação crítica, o filme com Tom Cruise merecia, muito bem, o lugar no topo. Porém, entretanto, todavia, temos que considerar que, até a publicação desta lista, o filme não entrou em circuito nem nos EUA, nem por aqui. A nota pode variar conforme mais críticas forem adicionadas ao Rotten Tomatoes.

3º As Tartarugas Ninjas: Caos Mutante

Leonardo, Raphael, Donatello e Michelangelo voltaram repaginados à telona, com uma animação bacanuda baseada no traalho de Aranhaverso e uma bem-vinda dose de juventude às aventuras dos simpáticos répteis. Tem 95% de aprovação da crítica.

4º John Wick 4: Baba Yaga

Quem também tem cada vez mais sucesso é o assassino John Wick, vivido por Keanu Reeves. Lançado em março, o quarto filme da saga tem 94% de aprovação crítica, e 93% de público. Na trama, Wick busca redenção na saída da vida de crime, mas descobre que a Alta Cúpula de assassinos tem outros planos.

5º Oppenheimer

Christopher Nolan retornou à telona com mais uma obra-prima. Além dos memes do lançamento conjunto com Barbie, o filme foi um estouro de público e crítica, provando que o cinema vai muito bem, obrigado, fora das grandes franquias. O drama traz Cillian Murphy como o físico de mesmo nome, tido como o "pai da bomba atômica", e tem um índice de 93% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes.

6º Assassinos da Lua das Flores

Martin Scorsese, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro apresentam a história de crime e traição nos EUA da década de 1920. A sangrenta corrida pelo petróleo no território da Nação Osage serve de pano de fundo para o ensaio do mestre do cinema sobre a sociedade. O filme teve índice de 93% de aprovação.

7º Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes

A galhofa está mais viva do que nunca no RPG! A adaptação do clássico jogo de mesa tem Chris Pine, Michelle Rodriguez e mais em uma épica aventura para libertar um reino mágico de um líder tirano. Tudo isso, claro, com a maravilhosa esculhambação que só o role-playing proporciona. Tem 90% de aprovação crítica, e 93% de público.

8º Barbie

A vida plástica é fantástica, ainda mais quando se trata de um filmaço. Margot Robbie, Ryan Gosling, a diretora Greta Gerwig e companhia transformaram a aventura da boneca numa empolgante e emocionante jornada não só de volta à infância, como a importantes reflexões sobre a sociedade moderna. Tudo, claro, recheado de muito bom humor e muita, mas muita tinta rosa. O filme teve índice de 88% de aprovação.

9º Guardiões da Galáxia Vol. 3

O grupinho espacial da Marvel se despediu dos fãs numa aventura cheia de comédia, ação e muito choro. O filme tem Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista) e companhia em uma desesperada missão para salvar o guaxinim Rocky (Bradley Cooper). Com 82% de aprovação crítica e 94% do público.

10º Indiana Jones e a Relíquia do Destino

A aventura final de Harrison Ford como o arqueólogo mais famoso da telona sofreu na bilheteria, mas conquistou um público cativo. O longa tem Indy em 1969, retomando uma busca de décadas por um misterioso artefato que pode (ou não) controlar o tempo. Com Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen e Antonio Banderas. Tem 69% de aprovação da crítica, mas conquistou o público, com índice em 88%.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.