
Apenas no domingo (5), Jundiaí conseguiu arrecadar seis toneladas de doações, que serão direcionadas ao Rio Grande do Sul, que passa por uma grande tragédia devido às fortes chuvas que atingem várias cidades o estado. Ao longo desta semana, a arrecadação continua, mas os donativos pedidos para o Sul são específicos, de acordo com as necessidades das pessoas atingidas pelas enchentes. No momento, há mais necessidade de água, artigos de higiene pessoal, colchões infláveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e banho.
Gestor da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssael fala sobre as doações. "Nós vamos prosseguir, tem um movimento considerável no Fundo Social. A nossa programação é estender essa campanha pelo menos ao longo desta semana através do drive-thru, para facilitar também para as pessoas, então o Fundo Social estará aberto e continuará recebendo. Ontem (5), no final da tarde, 90% do que foi arrecadado nós já fizemos o transbordo através de vans para o hangar da Azul Conecta, que já fez a remessa para o Sul ontem mesmo."
O gestor conta que as arrecadações no momento são mais focadas em itens específicos. "O estado do Rio Grande do Sul estava pedindo colchões, cobertores, água, produtos de higiene pessoal. Eram produtos específicos. Temos o entendimento de que ao longo da próxima semana, se tudo correr bem, os níveis de chuva diminuírem, os níveis dos rios abaixarem, talvez a demanda para a próxima semana seja de outra ordem, por exemplo, produtos de limpeza. Em cada momento, o estado terá uma necessidade mais específica."
COMOÇÃO
Gustavo Maryssael conta que as arrecadações, de seis toneladas, no domingo, até surpreenderam. "Muita gente esteve no Fundo Social, no Parque da Uva, domingo, entregando todo tipo de doação. Arrecadamos mais de seis toneladas em poucas horas. A população de Jundiaí está de parabéns, foi sensibilizada por esse contexto. Tivemos duas ou três situações de pessoas que chegaram para entregar a doação absolutamente emocionadas. Não só pelo gesto, mas porque têm parentes e amigos no Sul. Queriam de alguma forma estender a mão para a população dessas cidades."
E reforça que toda doação conta no momento para ajudar as vítimas. "O estado do Rio Grande do Sul atravessa um momento muito difícil, muito delicado. Muitas pessoas, muitas famílias [foram afetadas]. Muitas cidades de um estado grande, com grandes extensões, grandes planícies. Isso, de uma certa forma, acentuou a gravidade da situação. Na medida em que os rios transbordam em uma área plana, realmente, isso extrapolou qualquer previsão e, para piorar, parece que teremos mais chuvas pela frente."
"Estamos em contato com a Azul Conecta, porque temos a previsão de novos voos na quarta-feira (8), na sexta-feira (10) e, se não for através desses voos, mas acreditamos que será, porque é a forma mais rápida e eficaz de chegar, temos algumas transportadoras que se dispuseram a fazer esse serviço e levar para o Sul tudo que for arrecadado", completa.
LOCAIS EM JUNDIAÍ QUE ESTÃO RECEBENDO DOAÇÕES PARA AS VÍTIMAS NO RS
- Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (FUNSS)
Local: Parque da Uva, av. Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, S/N - Portão 3 - Anhangabaú, Jundiaí
Horário: das 9h às 17h, segunda a Sexta
O que doar: água, artigos de higiene pessoal, colchões infláveis, cobertores, travesseiros, roupas de cama e banho
- Poupatempo
Local: av. União dos Ferroviários, 1760 - Centro, Jundiaí - SP
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h, sábado das 9h às 13h
O que doar: a prioridade neste momento é para água potável e produtos de limpeza e higiene
- VOA (Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro)
Local: av. Emilio Antonon, 777 – Jundiaí, SP
Horário: das 7h15 às 18h45
O que doar: medicamentos, água mineral, leite em pó e ração para pets
- Agências Correios
Local: AC JUNDIAÍ - rua Petronilha, 343, Centro - segunda a sexta, das 9h às 17h
AGF OZANAN - av. Frederico Ozanan, 6000, Vila Rio Branco - segunda a sexta, das 10h às 18h, sábado das 10h às 13h
AGF SAO JOAO BATISTA - av. São Paulo, 542, Vila Joana - de segunda a sexta, das 9h às 17h
AGF VILA LACERDA - rua Itirapina, 502, Vila Lacerda - de segunda a sexta, das 9h às 17h
O que doar: alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco e itens de vestuário
- Biológico
Local: unidades 23 de Maio (rua 23 de Maio, 790), Centro (rua Anchieta, 337), Argos (rua Ernesto Diederichsen, 257), Argos (rua Ernesto Diederichsen, 257), Eloy (rua Dante Bellodi, 27), Segre (av. Antônio Segre, 265) e Zacarias (rua Zacarias de Góes, 535).
O que doar: alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, cobertores, travesseiros, roupas em bom estado, sacos de dormir, colchões infláveis, água e leite.