Estamos chegando em um momento onde estamos percebendo que é nossa responsabilidade "dominar" as nossas vidas em todos os aspectos, de nos valorizarmos mais, de nos colocarmos em primeiro lugar, de buscarmos a felicidade e assumirmos as nossas escolhas. Geralmente, essa percepção vem de muito apanhar da vida, da maturidade na arte de viver, para isso devemos assumir nosso poder pessoal e assumir o nosso brilho.
Empoderar-se significa ter o poder sobre si mesmo, ser o dono da própria vida, sem medos e culpas, apenas buscando o que for necessário com felicidade e muita energia para chegar aonde se quer.
O empoderamento pessoal é a nossa maior defesa contra as adversidades da vida. Você conhece alguém que nunca passou por um momento difícil na vida? Se conhece, pergunte a esta pessoa o que ela aprendeu com a situação? Geralmente, as pessoas mudam e crescem muito em momentos de dificuldade. Aprendem com uma professora muito rígida, chamada "Dor".
Em uma situação difícil, ao acreditarmos que não temos forças para sair daquela posição, nos tornamos cada vez menores em meio ao caos, sem forças para lutar, e perdemos as rédeas da situação, dando passagem para a problemas emocionais, depressão, ou mesmo para que os outros decidam os nossos caminhos por nós. É preciso assumir o próprio poder. Mas uma coisa é certa: não é fácil sair do fundo do poço e arregaçar as mangas para recomeçar.
Pode ser difícil, mas não quer dizer que seja impossível. É preciso organizar o corpo, a mente e o espirito. É a hora da batalha, de fortalecer-se por inteiro. Treinar mesmo, fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Treinar a resiliência de cair muitas vezes, mas buscar forças para levantar.
Para isso, é preciso primeiro, mudar o "Mindset", ou seja, mudar a mentalidade, o modo como encaramos a vida, que acaba influenciando nossas crenças e valores e nos leva a agir de maneira consciente ou mesmo inconsciente. Olhar para si mesmo de maneira positiva, usar mentalizações visualizar-se forte, estável, poderoso é um ótimo caminho. Assumir, mesmo que em um "filminho" mental, as rédeas da situação, colocando-se no lugar de merecimento. Nosso subconsciente absorve a positividade e a traz para nossas vidas, aceitando-a como uma verdade absoluta. Somos aquilo que pensamos, é muito importante entender isso para mudar o padrão mental para o positivo. Quem conhece a lei da atração sabe que atraímos para nossas vidas as experiências que correspondem aos nossos pensamentos e sentimentos dominantes.
Em segundo lugar, o fortalecimento mental. Uma vez que já mudou o minset, é hora de assumir o controle da mente, pois saúde mental é sinônimo de qualidade de vida, de equilíbrio entre sentimentos e emoções, de estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando as situações adversas e sabendo lidar com elas com maturidade, reconhecendo seus limites e buscando ajuda, quando necessário.
Terceiro, fortalecimento físico. Sim, com um corpo forte e ativo fica mais fácil empoderar-se. Isso por que a nossa postura reflete as nossas emoções e a saúde física é um dos pilares do bem estar. Um corpo sadio, em pleno funcionamento, bem nutrido, ativo, com bons hábitos já é empoderado por si só. Força física, vitalidade e jovialidade impactam o poder sobre si mesmo. Fica mais fácil para um guerreiro forte vencer a batalha do que o guerreiro fraco e frágil.
Quarto passo, o fortalecimento espiritual. Ter uma crença, acreditar em algo maior, se conectar com o Divino que habita em você e utilizar toda essa grande energia ativada nas praticas espirituais, sejam quais forem, e utilizá-las em prol do seu crescimento e desenvolvimento é muito saudável e só faz bem, só aumenta o nosso poder sobre nós mesmos. Pessoas espiritualizadas, com um propósito de vida, vivem com mais qualidade e por mais tempo, segundo estudos. Esta busca por uma conexão, transcendência, com o sagrado, com a natureza, fortalece e nos torna gigantes perante a vida.
Seguindo estes passos para fortalecimento de si mesmo, assumindo a responsabilidade do bem estar físico, mental e espiritual, através do autoconhecimento, do respeito por si mesmo e principalmente, do amor próprio, assumindo escolhas, deixando de lado o que os outros irão pensar, se colocando sempre em primeiro lugar, dizendo não quando necessário e ouvindo sempre sua intuição, o tornará cada vez mais empoderado para utilizar todo esse poder em sua própria vida. Muita saúde a todos.
LICIANA ROSSI é educadora física (licianarossi@terra.com.br)