BRASIL

As 10 melhores séries nacionais para assistir nos streamings

Preparamos uma lista com algumas das séries brasileiras mais aclamadas pela crítica e pelo público

Por Redação | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 6 min

DIVULGAÇÃO

Cidade Invísível é exclusivo da Netflix
Cidade Invísível é exclusivo da Netflix

A produção de séries brasileiras vive um momento de efervescência, com títulos que conquistaram não apenas o público nacional, mas também reconhecimento internacional. Prova disso é a presença de diversas séries em plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, além de premiações renomadas.

Para te ajudar a navegar nesse universo em constante expansão, preparamos uma lista com algumas das séries brasileiras mais aclamadas pela crítica e pelo público.

Impuros

Uma das séries mais longas da lista é Impuros, do Star+. O show é protagonizado por Raphael Logam, duas vezes indicado ao Emmy Internacional pela obra. Ainda estão no elenco Rui Ricardo Diaz, Sérgio Malheiros, Leandro Firmino, Cyria Coentro e Lorena Comparato.

Impuros narra a ascensão de Evandro (Logam) como chefe do tráfico no Morro do Dendê nos anos 1990, mudança que começou após a morte do irmão por policiais. Mas sua habilidade com armas e faro para os negócios o fazem crescer rapidamente no cenário sul-americano do narcotráfico. Sua ascensão o coloca na mira de Victor Morello (Dias), um policial que quer prender Evandro por vingança. No IMDb, o show apresenta nota 8,2.

Cangaço Novo

Inspirado nos crimes ocorridos no sertão brasileiro, Cangaço Novo foi uma das grandes surpresas do Amazon Prime Video. A série criada por Mariana Bardan e Eduardo Melo esteve no Top 10 da plataforma em quase 50 países. No elenco, estão presentes Allan Souza Lima, Alice Carvalho, Thainá Duarte, Ricardo Blat e Marcélia Cartaxo .

Ubaldo (Lima) é um banqueiro que mora em São Paulo e precisa de dinheiro para cuidar do pai adotivo, que está enfermo. Ao saber que seu pai biológico tem uma propriedade rural no interior do Ceará, ele viaja até o local para vender as terras. O que Ubaldo também não sabia é que seu verdadeiro genitor é um ladrão cultuado na região, cujo legado é continuado pelas irmãs Dinorah (Carvalho) e Dilvânia (Duarte). Agora, resta a Ubaldo tomar a decisão de continuar a vida criminosa do pai. Cangaço Novo tem nota 8,5 no IMDb.

Os Outros

Exclusivo do Globoplay, Os Outros é uma série dramática que obteve tanto sucesso quanto as novelas da plataforma. O show criado por Lucas Paraizo obteve três indicações no prêmio Melhores do Ano, ganhando em todas elas, incluindo o de Melhor Série. Estão no elenco Adriana Esteves, Eduardo Sterblitch, Thomás Aquino, Maeve Jinkings, Drica Moraes, Milhem Cortaz, entre outros.

A trama mostra a difícil convivência entre famílias que moram em um condomínio de classe média. Neste local, o filho do casal Wando (Cortaz) e Mila (Jinkings) pratica bullying com o filho de Cibele (Esteves) e Amâncio (Aquino). Essa disputa acaba chamando a atenção de Sérgio (Sterblitch), um pai ausente que vê na confusão uma forma de obter vantagem pessoal. No IMDb, a nota de Os Outros é 8,2.

Cidade Invisível

A fantasia brasileira ganhou espaço no streaming mundial com a chegada de Cidade Invísível, exclusivo da Netflix. Criada pelo diretor e animador Carlos Saldanha, o show tem como maior protagonista o folclore brasileiro, representado por figuras míticas como Cuca, Curupira, Saci, entre outros. Estão no elenco Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Fábio Lago, Jessica Córes, Julia Konrad e mais.

O detetive ambiental Eric (Pigossi) é atormentado pela morte da esposa Gabriela (Konrad), ocorrida em um incêndio misterioso. Após a tragédia, a vida do policial é cercada de eventos estranhos ligados ao folclore brasileiro. Quando decide investigar, ele conhece um bar administrado pela bruxa Cuca (Negrini), que mostra a Eric outra realidade cercada de criaturas mágicas, algumas delas perigosas. A nota no IMDb é de 7,2.

De volta aos 15

A série conta a história de Anita (Maísa na fase adolescente e Camila Queiroz na fase adulta), uma mulher de 30 anos que está se sentindo perdida na vida pessoal e na profissional, enquanto todos que ela conhece parecem seguir satisfeitos com suas escolhas. Porém, sua vida vira de pernas para o ar quando ela misteriosamente volta no tempo e acorda com 15 anos de idade.

Anita tenta arrumar a vida de pessoas queridas e a sua própria evitando erros do passado. Mas, a oportunidade de reviver certos momentos com sua consciência adulta a leva a notar outras coisas, como os esforços e os sentimentos de sua mãe e seus amigos. Aos poucos, ela percebe que mudar sua vida depende apenas dela mesma, seja no passado ou no presente. Um drama adolescente, que encantou muitos adultos que viveram a fase da juventude nos anos 2000. A nota no IMDb é de 7,0.

Sintonia

A série Sintonia foi criada e dirigida por Konrad Dantas, mais conhecido como “KondZilla”, sendo ele um dos principais responsáveis pelo sucesso do funk brasileiro em todo o mundo. Ele possui hoje o sétimo maior canal de música do mundo no YouTube, onde inclusive o primeiro episódio de Sintonia estreou como forma de divulgação da série.

A história é sobre três jovens de uma favela de São Paulo, Doni (Jottapê), Nando (Christian Malheiros) e Rita (Bruna Mascarenhas), que foram criados juntos na periferia, rodeados por funk, drogas, violência e religião. Eles seguem caminhos totalmente diferentes, mas sempre buscam ajuda um no outro. A nota no IMDb é de 6,9.

Bom dia, Verônica

Em Bom Dia, Verônica, Verônica Torres, personagem de Tainá Muller, é uma policial que fica obcecada em investigar um caso de violência doméstica. Quanto mais ela faz buscas sobre o que vem acontecendo, mais segredos bizarros e perturbadores vão sendo revelados. A nota no IMDb é de 7,5.

Da ponte pra lá

Da Ponte Pra Lá, suspense investigativo da Max (antiga HBO Max), tem a história centrada em dois extremos. De um lado, São Paulo como a 10ª cidade mais rica do mundo e principal polo financeiro da América Latina. Do outro, uma cidade que carrega condições e expectativas de vida equivalentes à de muitos países listados entre os mais pobres do planeta.

Neste paralelo sobre diferenças sociais e culturais dos jovens da periferia e do centro das grandes cidades, a série falará sobre paixão, amizade e luto, ainda envoltos em um grande mistério: quem matou Ícaro (Liam)?

A série tem sete episódios e, além de João Guilherme, traz no elenco Gabz, Victor Liam, Marcello Antony, Augusto Madeira e Virginia Cavendish.

Dom

A primeira temporada da série Dom, lançada em 2021 se debruça no enredo de Pedro Dom (Gabriel Leone), um jovem usuário de drogas que se torna um dos mais procurados criminosos do Rio de Janeiro. Dom é filho do policial Victor (Flávio Tolezani), que luta contra o tráfico de drogas. A série é inspirada na história de Pedro Machado Lomba Neto, um assaltante de residências de classe média que se tornou um dos criminosos mais procurados nos anos 2000.

Últimas Férias

Disponível no Star+, a série brasileira Últimas Férias traz suspense e conta a história de um grupo de amigos atletas e de classe alta que, durante uma viagem de férias, são envolvidos em um assassinato. Bruno (Ronald Sotto), Malu (Lara Tremouroux), Marcos (João Vithor Oliveira), Eric (Michel Joelsas), Ana (Luana Nastas), Luiz (Filipe Bragança) e Inês (Juliana Gerais), se reúnem para celebrar o final do ano esportivo.

Entretanto, o que começa como uma festa logo se torna um turbilhão de conflitos e segredos ocultos. Enquanto a harmonia do grupo desmorona, a descoberta chocante de um corpo morto submerso no mar muda o jogo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.