ALIMENTAÇÃO

Conheça as 12 PANCs mais populares do Brasil

Além do 'mato': esses vegetais podem surpreender em relação a sabor e também nutricionalmente

Por Nathália Sousa | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 5 min

Divulgação

As Pancs são consumidas de maneira mais regionalizada pelo país, mas ainda têm certa resistência de parte da população
As Pancs são consumidas de maneira mais regionalizada pelo país, mas ainda têm certa resistência de parte da população

O estigma sobre plantas alimentícias não-convencionais (PANCs) ainda existe, mas cada vez mais esses vegetais se tornam soluções de nutrição e aliadas da gastronomia. Muito mais do que "matos", as Pancs, geralmente folhagens, são alimentos ricos, saborosos e até usadas em merenda escolar. Em Jundiaí, as escolas municipais oferecem Pancs às crianças desde 2019. Especialista em PANCs, Guilherme Reis Ranieri, o mestre em Ciência Ambiental fala sobre 12 PANCs populares no país e suas especificidades.

1. TAIOBA

"Acho que das mais famosas, aqui no Brasil, a taioba seria a primeira. É uma planta muito legal, porque ela precisa ser cultivada na sombra, em locais mais úmidos, onde geralmente as outras hortaliças não são muito bem produzidas, porque precisam de mais sol do que a taioba. Dá para cultivar, inclusive, em sistema agroflorestal. Ela tem que ser cozida, passar por fervura antes do consumo, não pode ser comida crua. É supernutritiva, tem muitos minerais, muita fibra, bom teor de proteína."

2. ORA-PRO-NÓBIS

"Acho que é a segunda mais famosa é a ora-pro-nóbis. É uma planta da família do cacto, é uma planta de sol pleno e nativa no Brasil todo. É uma planta que vira um arbusto trepadeiro, tem caules volúveis e gosta de se apoiar para crescer. A parte consumida é a folha, é uma planta que tem um teor de proteína próximo ao da couve, por volta de 2%, é um excelente anti-inflamatório, também boa fonte de fibras, ajuda a microbiota do intestino, excelente fonte de zinco, de ferro, de cálcio. É uma verdura bem nutritiva, de sabor neutro, que combina com tudo."

3. FOLHA DE BATATA-DOCE

"Em terceiro lugar, que a gente considera PANC, é folha da batata-doce. Enquanto todo mundo conhece e come batata-doce, a folha ainda é bem negligenciada, não chega aos mercados e muita gente inclusive nem sabe que é comestível, mas ela é supernutritiva. Também excelente fonte de zinco, magnésio, tem vitamina A, tem muita vitamina C, bom teor fibras. É uma planta super-rústica, resistente de cultivar, tolera solos mais pobres. A folha também é consumida cozida, é uma delícia. E qualquer pessoa pode plantar, porque a batata-doce é uma planta muito fácil e, além de tudo, ela dá a batata no final, então você pode ir comendo as folhas e depois tem a batata no final do ciclo."

4. PEIXINHO

"A quarta planta que está famosa é o peixinho, que meio que caiu na boca do povo. O peixinho é uma planta de clima mais frio, não gosta de muito calor e de umidade. As pessoas têm o hábito de fazer peixinho empanado e frito. Dizem que o sabor lembra peixe, mas eu, pessoalmente, não sinto gosto de peixe, acho que o que traz o sabor é o tempero. Tem um bom potencial de mercado, porque vários restaurantes servem ele frito, de aperitivo. E ele é uma das verduras mais ricas em fibras, antioxidante, potencial anti-inflamatório. E é uma planta de pequeno porte, vai bem até em vazinho.

5. FOLHA DE ABÓBORA

"A quinta planta, as pessoas conhecem, mas não comem, e é uma PANC deliciosa. É a folha da abóbora. Ela é bem comum no Brasil todo e pode ser a folha de qualquer tipo de abóbora, inclusive, da abobrinha, que é deliciosa, tem sabor delicado, adocicado, lembra abobrinha com um toque de espinafre. Ela é feita cozida ou refogada. Algumas folhas podem ser meio peludas quando cruas, mas depois que você cozinha, não chega a incomodar. É uma folha riquíssima em vitamina A, excelente fonte de cálcio. Também é excelente fonte de minerais. É uma PANC com excelente aceitação, fica muito boa com omelete, com arroz, refogadinha, mas pouca gente conhece o uso como alimento, as pessoas geralmente pensam só na abóbora em si."

6. VINAGREIRA

"A sexta é bem comum no Norte, mas no Sudeste ela não é tão consumida. É o cuxá, ou folha de vinagreira. Da família do hibisco, tem a da folha verde e da folha vermelha. Pode ser consumida crua, em uma salada, por exemplo, não precisa de cozimento. É supergostoso, tem uma cor diferenciada, tem um formato bonito, é também ótima fonte de ferro, de proteína, tem vários micronutrientes, bastante magnésio, cobre, zinco, muito antioxidante. É de fácil cultivo, mas as pessoas ainda não conhecem, tirando o Maranhão."

7. JACA VERDE

"Outra PANC que eu acho que as pessoas deveriam conhecer, pensando em parte não convencional, seria a jaca verde, que tem um excelente potencial na culinária vegetariana, porque ela mimetiza a textura da carne. Ela tem uma textura que desfia, parece peito de frango. E é não convencional, seria uma Panc, mas de uma planta que todo mundo conhece. E ela é superprodutiva, mas às vezes as jacas amadurecem ao mesmo tempo e as pessoas jogam fora, porque não dão conta de comer, mas ela verde pode ser congelada depois de cozida. Fica uma delícia, inclusive, tem a coxinha de jaca, que já é famosa. É tudo uma questão de saber temperar, fica muito bom."

8. SERRALHA

"Tem também a serralha, que é bem famosa, tem mais pro Sudeste, Sul e Centro-oeste. É uma planta espontânea, bem gostosa, tem suave amargor e fez muito parte da nossa alimentação no passado. É uma planta bem interessante também pra salada, refogada. É um pouquinho amarga, mas é uma delícia. Pouca gente cultiva hoje em dia, porque ela é uma planta espontânea, as pessoas tratam como mato, mas é uma delícia, deveria ser mais aproveitada."

9. NIRÁ

"De tempero, tem uma planta brasileira bem legal, que é o nirá. É uma folha da família da cebolinha, que tem um cheiro parecido com o do alho. É uma planta da culinária japonesa, é bem gostosa, substitui o alho-poró, substitui a cebolinha, substitui a cebola e o alho. Inclusive, é uma planta que, diferente do alho-poró, que você colhe uma vez e morre a planta, o nirá dura muito tempo, então, quem tem na horta ou no quintal, pode plantar um vasinho dele e deixar pegar bastante sol, numa terra boa, produz por muito tempo. É como se fosse uma cebolinha imortal, muito saborosa e tem excelente aceitação."

10, 11 e 12. FRUTAS CAMBUCI, UVAIA E GRUMIXAMA

"E de fruta panc, tem três com potencial de mercado muito bom, são da Mata Atlântica e são comercializadas em pequena escala, mas a gente ainda não encontra com facilidade. Seria o cambuci, que é uma delícia, excelente fonte de vitamina C. Da mesma família, a uvaia, que é perfumadíssima, lembra uma mistura de pitanga com maracujá, muito gostosa. E a grumixama, que é a cereja brasileira, dá um suco, uma geleia deliciosos, tem sabor de cereja com pitanga."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.