RECEITA

Croque-monsieur

O mais conhecido dos sanduíches franceses é simples de preparar e, acompanhado por uma salada verde, pode se tornar refeição completa. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 14/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi

Ingredientes (para quatro sanduíches)

  • 8 fatias de pão tipo brioche
  • 250 ml de molho béchamel 
  • 8 fatias finas de presunto
  • 160 gramas de queijo ralado- gruyère ou emmental
  • Folhas verdes para a salada

Para o béchamel

  • 30 gramas de manteiga
  • 30 gramas de farinha
  • 200 ml de leite morno
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto 

O mais conhecido dos sanduíches franceses é simples de preparar e, acompanhado por uma salada verde, pode se tornar refeição completa. Como todo clássico, aceita reinvenções, mas a receita original continua imbatível. Leva poucos ingredientes, mas eles devem ser de boa qualidade. O pão, por exemplo, tipo brioche pela tradição, faz diferença, embora muitos utilizem o de forma. Queijo, precisa ser o gruyère ou emmental, aceitando-se bem a presença dos dois- um para o recheio, outro para a cobertura. Mas já degustei este sanduíche com queijo tipo Minas meia cura e gostei. Se bem finas, as fatias de presunto vão conferir maior leveza ao preparo. Quanto ao molho béchamel, marca inalienável do croque-monsieur, pede capricho e quantidades exatas de ingredientes para que não fique nem muito mole e enxarque o pão, nem muito espesso e se separe dele.

Para os que acham ser o croque-monsieur uma versão do nosso também ótimo misto quente, digo que não. O francês não é prensado, fica fofo por dentro e crocante por fora- daí seu nome, croque, de trincar. Essa mescla de texturas é deliciosa e facilmente obtida no forno, ao contrário do misto quente que vai na forma de bauru, conhecida por todos os brasileiros.

Comece a preparar seu croque a partir do molho béchamel. Numa panela pequena derreta a manteiga, baixe a chama e nela coloque aos poucos a farinha de trigo, que precisa cozinhar. Mexa sem parar evitando empelotar e vá juntando aos poucos o leite morno, até formar um creme, o que deve levar cerca de quinze minutos. Agregue o creme de leite fresco e mexa. Salgue a gosto, apimente se quiser. Uma pitada de noz moscada personaliza este molho. Experimente. Reserve.

Corte oito fatias de pão, se possível com dois cm de largura. Passe manteiga (de leve) dos dois lados e coloque no forno para tostar, com muito cuidado para não queimar. Estando douradas as fatias, retire. Coloque metade delas num refratário e cubra-as com camada farta de bechamel. Disponha duas fatias de presunto sobre o molho. Em seguida, metade do queijo ralado. Em cima, mais uma boa camada de molho. Cubra com as quatro fatias de pão restantes. Arremate com o molho e salpique sobre ele a outra metade de queijo. Leve ao forno por quinze minutos. Ao fim deste tempo, o interior do sanduíche estará superquente e a superfície gratinada. Folhas de rúcula servidas com molho de limão, mostarda ou maionese são um excelente acompanhamento. A versão feminina do croque-monsieur se chama croque-madame. Para executá-la, basta acrescentar um ovo frito ao lado.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.