IDOSOS

Exercício físico é saúde na terceira idade e jundiaienses sabem disso

Pessoas com 60 anos ou mais que praticam atividades regulares têm mais qualidade de vida

Por Nathália Sousa | 05/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

A prática regular de atividade física já está mais que estabelecida como uma forma eficaz de garantir qualidade de vida e reduzir a mortalidade
A prática regular de atividade física já está mais que estabelecida como uma forma eficaz de garantir qualidade de vida e reduzir a mortalidade

Neste domingo (7), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. E um dos sinônimos de saúde é aumento da expectativa de vida, pois pessoas que vivem com qualidade, vivem mais. Atualmente, 18% da população jundiaiense é idosa, o que corresponde a cerca de 73 mil jundiaienses. De acordo com os indicadores oficiais sobre o envelhecimento populacional da Prefeitura de Jundiaí, a previsão é que a população idosa chegue a 82 mil em 2025.

Um dos passos para se chegar longe é o exercício físico. De acordo com o Ministério da Saúde, incluir exercícios mais intensos à prática regular de atividade física aumenta a longevidade. A prática regular de atividade física já está mais que estabelecida como uma forma eficaz de garantir qualidade de vida e reduzir a mortalidade.

Em Jundiaí, 1.611 pessoas com 60 anos ou mais foram atendidas nas aulas de esportes do município em 2022 (último ano com dados disponíveis). Professor de natação em Jundiaí, Glaudir Chaves diz que a atividade física é para todos.

"Qualquer pessoa pode fazer exercício físico com orientação. A gente faz exercícios adaptados para pessoas idosas. Muitas pessoas me procuram porque querem nadar, mas têm limitações. Pessoas na melhor idade podem fazer exercício, mas com adaptação. E não só pode, como deve. Todo mundo tem que fazer exercício para melhorar a qualidade de vida. Na terceira idade, a pessoa perde massa muscular, flexibilidade, então precisa mais ainda", explica.

Glaudir diz que, até quem não tinha costume de praticar algum esporte ou se exercitar, pode começar na vida idosa, mas o principal cuidado antes de iniciar uma atividade é a condição de saúde. "Para não ter dor de cabeça, é preciso procurar um médico para fazer check-up e, se o médico liberar, pode procurar um profissional da área de educação física para ver o que pode fazer."

E os benefícios vão além da saúde física, também abrangem a saúde mental. "Geralmente, as pessoas na melhor idade se preocupam muito com o social, não querem nem competir para ganhar, querem socializar, não precisam mais provar nada também. O Jomi é até diferente de outros jogos, porque eles torcem para amigos, independentemente de onde estão jogando. Essa socialização faz com que a pessoa queira fazer atividade física e condiciona a pessoa. O exercício melhora o rendimento, prolonga a vida, mas o social é muito importante."

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.