VIAJANDOCOMJUNIOR

Urubici, o destino místico

Conheça a magia da Serra Catarinense

Por Álvaro Junior | 05/04/2024 | Tempo de leitura: 4 min
Jornal de Jundiaí

Arquivo pessoal

Morro do Campestre
Morro do Campestre

Olá, viajantes favoritos! Arrumem suas malas e coloquem bastante roupa de frio porque estamos de partida para a Serra Catarinense, localizada no Sul do Brasil. Não entendo quem não gosta e não pratica o hábito de leitura, ele é capaz de nos levar para lugares que nunca fomos e às vezes nunca nem iremos apenas pelo simples fato de ler.

Quem nunca foi à Serra Catarinense pode esquecer do friozinho ameno de São Paulo, lá faz frio de verdade e se você não tiver as roupas apropriadas sofrerá até mesmo naquele solzinho matinal gostoso de céu limpo de manhã. Eu sou apaixonado pelo Sul do Brasil, principalmente por Santa Catarina. É um lugar mágico, tanto que não é à toa que a capital do estado é conhecida como a “Ilha da Magia”. Praias, montanhas e cidades que dizem lembrar Dubai, lá você encontra realmente de tudo, além de um povo bonito, educado e elegante.

Focando agora no nosso real destino: Urubici, uma das principais cidades da Serra Catarinense. Claro que existem outras com diversas belezas naturais como Alfredo Wagner, Bom Retiro ou uma das cidades mais frias do estado que é São Joaquim. Porém, a escolhida da vez foi a maravilhosa Urubici. Vamos começar como eu sempre início, do começo: A palavra "Urubici" é uma junção de "uru" e "bici", onde "uru" significa "ave" e "bici" significa "grande". Portanto, "Urubici" pode ser traduzido aproximadamente como "lugar onde há muitas aves grandes". E fica localizada a aproximadamente 3h de Florianópolis.

Urubici nos ganha pelo seu paisagismo de tirar o fôlego, são inúmeros pontos turísticos e irei ressaltar alguns deles nesta matéria. Vamos começar pelo meu favorito: Morro do Campestre que oferece uma vista excepcional da região e é um ponto de incrível para apreciar o pôr do sol. A partir do topo do Morro do Campestre, os visitantes podem ter uma visão panorâmica das montanhas, vales e um rio. É um local ideal para tirar fotos impressionantes e contemplar a beleza natural da região. A atmosfera tranquila e serena do Morro do Campestre o torna um lugar ideal para relaxar, meditar e apreciar a natureza em sua forma mais pura.

A Serra do Corvo Branco é outra atração de tirar o fôlego. Apresenta uma fenda de 90 metros em que atravessa uma estrada que liga Grão Pará e Urubici, a estrada é bem tortuosa e deve-se tomar muito cuidado. Mas é possível apenas ir à fenda da Serra e tirar fotos maravilhosas e admirar a paisagem. Algumas vezes a neblina pode dar uma leve atrapalhada. O nome "Corvo Branco" é derivado das rochas de calcário branco que compõem a serra. Também é possível conhecer a parte superior da Serra do Corvo Branco visitando o Atos do Corvo Branco, que fornece uma vista indescritível da paisagem em diversos mirantes.

As próximas duas atrações que citarei neste parágrafo tratam-se de duas cachoeiras, na verdade apenas uma porque a outra é uma cascata, mas tão bela quanto. A Cascata do Avencal fica localizada em um parque e ela é a atração principal, com mais de 100 metros de queda livre, você pode observar ela através de uma plataforma de vidro, teria coragem? Além da atração o parque oferece outras atividades. A segunda cachoeira, que é de fato cachoeira, chama-se Cachoeira do Papuã com 60 metros de queda e também por meio de uma passarela de vidro é possível apreciá-la. Fica localizado em outro parque que também possui outras atividades, como por exemplo o maior passeio de bike nas alturas. Sim, eu fui louco o suficiente para fazer. Tremia feito vara verde e logo que sai para fazer o percurso quis desistir, mas segui bravamente até o final do percurso de cabo de aço que liga uma ponta a outra a mais de 150 metros de altura.

Cascata do Avencal

Passando para algo mais tranquilo no roteiro, porém o local mais enigmático que conta com autorização de entrada e a presença de um campo do exército: Pedra Furada. Uma atração de plena contemplação. Como o próprio nome sugere, a Pedra Furada é uma enorme pedra com um grande orifício no meio, criando uma aparência distinta e única. Acredita-se que essa abertura tenha sido formada ao longo de milhares de anos devido à erosão causada pelo vento e pela água, ou por ets (brincadeiras à parte).

Vamos finalizar nosso tour por Urubici com o mais romântico, contemplativo e riquíssimo em aprendizado: O Jardim Secreto Ville de France. Um tour guiado por Aldo Duarte que foi o idealizador do projeto e que contém vegetações maravilhosas e cuidadosamente feitas e cuidadas. Além de cenários cinematográficos de cair o queixo. Inúmeros casamentos são realizados lá. É um local realmente lindo e diferente, parece que nem estamos no Brasil e sim num conto de fadas. Vale a visita.

Nosso passeio pelo Sul do Brasil vai ficando por aqui, Urubici oferece outras gamas de atrações e atividades, mas as que mais marcaram meu coração e memória são essas.

Como hospedagem indico o melhor hotel boutique da região: Lá Mansarda. Contém deck de contemplação do por do sol, área de lazer, restaurante bistrô próprio e cabanas luxuosas com banheira de hidromassagem e lareira. Atenção! O hotel não aceita crianças, por ser tratar da categoria boutique é apenas para casais.

Espero que tenham gostado de nossa viagem e quem sabe não aproveitam esta próxima temporada para visitar este local verdadeiramente mágico?

Continuem acompanhando a coluna VIAJANDOCOMJUNIOR e nos vemos na próxima!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.