OPINIÃO

Ciesp Jundiaí: 74 anos de trabalho em favor da indústria e da economia

28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Este artigo foi escrito a quatro mãos

O Ciesp Jundiaí, que comemora seu 74º aniversário em 28 de março, foi fundado em 1950, em meio ao plano de expansão da indústria e da rede de nossa entidade de classe, iniciado no final da década de 40, após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, acumulou conquistas importantes, encampou batalhas, apoiou e acompanhou o crescimento e desenvolvimento do setor e se tornou uma das maiores diretorias regionais em número de empresas associadas. Sua representatividade também abrange os municípios de Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista e Vinhedo.

A região vai se destacando como importante polo industrial, impulsionado pelo ambiente de negócios favorável de Jundiaí, que oferece um ecossistema empreendedor para quem quiser investir. Nosso parque fabril impulsiona o desenvolvimento socioeconômico e promove avanços tecnológicos, inovação e acesso a novos processos produtivos e conhecimento, que são essenciais para o progresso e competitividade. A Diretoria Regional do Ciesp atua para valorizar e apoiar o setor nos 11 municípios, incentivando investimentos, parcerias e políticas públicas que promovam o crescimento sustentável de toda a região.

Um fato relevante em 2024 é o transcurso de 30 anos do Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp Jundiaí, cujo atual coordenador é o empresário Rodrigo Campos. Foi o primeiro de todo o Estado fora da capital paulista. O grupo é um significativo formador de lideranças, como se observa nas trajetórias de Marcelo Cereser, seu primeiro coordenador, quando da sua criação em 1994; Vandermir Francesconi Júnior, atual segundo vice-presidente do Ciesp e primeiro diretor-secretário da Fiesp; e Alexandro de Freitas Zavarizi, terceiro diretor-financeiro do Ciesp.

Outro fato marcante em 2024 é o transcurso do primeiro ano de atuação do Polo Regional da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Ciesp/Fiesp, inaugurado em 2023. Trata-se de um modelo inédito no interior, com infraestrutura para realizar também audiências de arbitragem. É uma avançada e moderna concepção na relação entre as empresas. Trata-se de um modelo civilizado, harmonioso e eficaz para a solução de conflitos, com expressivos ganhos de tempo e economia de recursos em comparação com as demoradas e onerosas demandas judiciais.

A trajetória de 74 anos do Ciesp Jundiaí demonstra o significado da entidade para o desenvolvimento da indústria, com impacto no progresso econômico de toda a região. Sim, pois o setor gera empregos em quantidade e qualidade, exporta bens e produtos de alto valor agregado, fomenta a inovação e contribui de modo expressivo para a inclusão social e a qualidade da vida.   

Rafael Cervone é o presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Marcelo Cereser é o diretor-titular do Ciesp Jundiaí (imprensa@ciesp.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.