OPINIÃO

Procrastinação

27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Acredito que um dos maiores desafios da vida contemporânea é a procrastinação, tratado erroneamente como um sinônimo elegante para o termo popular "empurrar com a barriga".

A procrastinação é muito, muito mais que simplesmente isso. É o ato de adiar ou postergar uma tarefa que precisa ser feita, muitas vezes em favor de atividades mais atraentes ou que oferecem gratificação imediata. Infelizmente, procrastinar ainda é entendido por uma grande parte das pessoas como preguiça ou falta de motivação proposital, mas a verdade é que se trata de um comportamento que pode afetar qualquer pessoa em diferentes áreas da vida, como trabalho, estudos, relacionamentos pessoais etc.

Ao contrário do passado, a vida contemporânea oferece uma ampla gama de opções e possibilidades em todas as áreas, desde entretenimento até carreira e educação. Essa abundância de opções pode sobrecarregar as pessoas e tornar mais difícil priorizar e focar em tarefas importantes, resultando em procrastinação.

Ao mesmo tempo, vivemos em uma sociedade que valoriza a produtividade e a eficiência. Isso pode criar uma pressão adicional para realizar várias tarefas ao mesmo tempo, o que pode ser esmagador e levar à procrastinação como uma forma de evitar lidar com essa pressão. Além disso, muitos empregos na era contemporânea envolvem ambientes de trabalho dinâmicos e fluidos, onde as prioridades e as demandas podem mudar rapidamente. Isso pode levar as pessoas a procrastinar em relação a tarefas que não parecem urgentes no momento, mas que podem se tornar prioritárias mais tarde.

Para piorar, estamos em uma era de gratificação instantânea, em que muitas pessoas esperam resultados rápidos e imediatos. Quando uma tarefa ou projeto requer tempo e esforço significativos, pode ser tentador adiá-lo em favor de atividades que oferecem recompensas mais rápidas e instantâneas. E com o advento da tecnologia e das mídias sociais, as distrações estão sempre ao nosso alcance. É fácil se envolver em atividades como navegar na internet, verificar e-mails repetidamente ou passar horas em redes sociais. Tudo isso contribui para adiar tarefas importantes.

E quem de nós nunca fez isso? Atire a primeira pedra a pessoa que não leu o livro que a professora pediu, que fez o trabalho na última hora, passou uma tarde nas redes sociais olhando sem ver um monte de coisas. E por acaso somos pessoas piores? Estamos condenados à danação eterna por conta desse traço cada vez mais forte na vida atual? 

Embora a vida contemporânea possa apresentar desafios únicos em relação à procrastinação, também oferece ferramentas e recursos que podem ajudar a combater esse problema. Estratégias como gerenciamento eficaz do tempo, estabelecimento de metas claras, uso de aplicativos de produtividade e prática de mindfulness podem ser úteis para superar a procrastinação e alcançar maior foco e realização nas atividades diárias.

Então qual o ponto?

Simples: novos problemas vão surgir. Podem até parecer bobos, mas não devemos subestimá-los. E da mesma forma que surge um problema na vida em sociedade, sua solução também aparece. E pode ser mais fácil do que imaginamos. A vida moderna tem suas características e muitas coisas parecem novas ou menos importantes. Mas os valores mudam. Até 1934, por exemplo, as mulheres não tinham o direito ao voto aqui no Brasil.

Procrastinar faz parte da vida atual. E é difícil. Não é frescura e tem como conviver com isso.

Samuel Vidilli é cientista social (svidilli@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.