OPINIÃO

Daniel Alves e Robinho: por quê?

27/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

O futebol, cansa-se de dizer, é um microcosmo social. Ele reflete a sociedade em uma proporção relativa dentro do campo de jogo, nas arquibancadas e nos bastidores. Nele se vê e se discute o racismo, a pobreza, a inserção no mundo da fama, os sonhos, as frustrações, os desabafos, a meritocracia ou não, a justiça ou a injustiça, e, por último, os crimes.

Ops: os crimes no meio do futebol? Aí não se discute... os jogadores evitam esses temas polêmicos e raramente se posicionam. Alguém, por exemplo, viu algum boleiro criticar Daniel Alves por ter sido condenado por estupro? Ou Robinho?

Ninguém. Nenhum jogador brasileiro ou estrangeiro. Nenhum treinador. Nenhum diretor de futebol. A exceção foi a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. E a parabenizo por não fugir do assunto e dizer claramente que "Daniel Alves pagar pela liberdade é um tapa na cara de todas nós, cada caso de impunidade é a semente do crime seguinte".

Pois bem, precisamos discutir o seguinte: por que tais situações (a dos estupros cometidos por jogadores famosos) acontece. E para isso, algumas observações pertinentes precisam ser feitas:

1. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), um órgão seríssimo do nosso país, publicou no ano passado que seu último levantamento sobre estupros (considerando o ano de 2022) mostrou que a cada minuto, 2 mulheres foram estupradas no Brasil (totalizando 822 mil casos naquele período, de janeiro a dezembro). É um número assustador! Portanto, "por acaso" Daniel Alves e Robinho são jogadores de futebol, mas poderiam ser pedreiros, médicos, pintores, engenheiros ou ter qualquer profissão, já que os estupradores do Brasil são numerosos e de várias camadas sociais.

2. Robinho e Daniel Alves vivem em um ambiente privilegiado: o dos atletas que ascendem socialmente muito rápido, que surgem de comunidades paupérrimas e, graças ao seu talento e trabalho, passam do salário mínimo aos milhares de reais (e em muitos casos, milhões) por mês. Se não tiverem uma estrutura emocional sólida, caem na perdição pela tentação da fama. Nisso, os clubes de futebol têm sua culpa, pois poucos oferecem assistência social, psicólogos e orientadores de carreira. O choque social e financeiro, do anonimato para a fama, que pode ser grande para as pessoas mais estudadas, acaba sendo preponderante para o desequilíbrio daqueles que não tiveram estudo e que saíram cedo de casa em busca do sucesso pelo esporte.

3. Os atores sociais do mundo do futebol também não colaboram: amigos que não alertam os atletas dos erros cometidos (afinal, desfrutam da riqueza dos atletas e não querem criar constrangimento), agentes que sempre dizem "tudo bem" aos gostos e vontades dos seus clientes e, sabidamente, moças que querem se relacionar com esses endinheirados homens e que não têm pudor em se oferecerem (as chamadas "Maria-Chuteiras). Nesse ambiente, a pessoa acaba achando que "tudo quero, tudo posso, tudo terei". E torna-se uma arapuca para o equilíbrio: dinheiro, paparicos e sexo.

Sendo assim, fica mais claro entender o porquê de Daniel Alves e Robinho não respeitarem limites (e estamos falando sim de criminosos, pois já foram julgados e condenados por estupro). Esses jovens que se enriqueceram acabaram se tornando mimados, neo-adolescentes, não aceitando ouvir um "não" ou uma voz contrária. Como eles, que costumam ter tudo o que querem, em meio a beijos e carícias das moças que se relacionaram, aceitariam tranquilamente um "chega", ou ainda, um "paremos por aqui"?

Mais perturbador do que isso, insisto, é o silêncio dos demais jogadores de futebol que nada declaram sobre o assunto. Teriam eles medo de serem algum dia acusados por algo semelhante?

Rafael Porcari é professor universitário e ex-árbitro profissional (rafaelporcari@gmail.com)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.