DESMAIOS

JUNDIAÍ: Sem ambulância do Samu para socorrer, mãe pede ajuda para seu bebê na rua

A mãe contou aos PMs que o Samu informou que não havia viatura disponível; o Samu, por sua vez, alegou que prestou o atendimento necessário por telefone

Por Fábio Estevam | 27/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Polícia

JORNAL DE JUNDIAÍ

Os PMs que passavam pelo local colocaram a criança na viatura e saíram em disparada para o HU
Os PMs que passavam pelo local colocaram a criança na viatura e saíram em disparada para o HU

Uma criança de 1 ano, inconsciente e sofrendo seguidos desmaios - por conta de um problema de saúde crônico -, foi socorrida ao Hospital Universitário (HU), por uma equipe de policiais militares, na manhã desta terça-feira, no Jardim Novo Horizonte (Varjão), em Jundiaí.

A viatura foi parada na rua pela mãe da bebê, que antes havia telefonado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para pedir socorro. No entanto, segundo ela informou aos PMs, o atendendo recusou atendimento alegando que não havia ambulância disponível.

O Jornal de Jundiaí entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital São Vicente (também responsável pelo Samu), que, apesar do horário (agora, à noite), respondeu prontamente aos questionamentos, informando que pela manhã houve uma grande demanda de atendimento e por isso não havia viatura disponível (leia a nota ao final do texto).

ENTENDA

Era por volta das 9 horas quando o bebê começou a sofreu desmaios seguidos, dentro de casa. A mãe, desesperada, telefonou o Samu, mas não conseguiu ajuda.

Temendo pela criança, ela a pegou no colo e saiu na rua gritando por ajuda, momento que passavam o cabo Iorio e soldado J.Ferreira, que estavam em patrulhamento.

Eles imediatamente a tomaram no colo, pensando se tratar de engasgo com leite de amamentação. Porém, logo perceberam que se tratava de outro problema e questionaram a mãe.

Ela, por sua vez, informou sobre os desmaios em decorrência de um problema crônico, contando que Samu havia informado que não havia uma equipe para atendê-la.

Os policiais então colocaram mãe e criança na viatura e saíram em disparada para o HU, solicitando inclusive apoio de outras viaturas para abertura no trânsito.

Durante o trajeto, enquanto um dos militares conduzia a viatura, o outro fazia um trabalho de estímulos, que surtiram resultado e trouxeram consciência de volta ao bebê.

Mãe e criança foram deixados no hospital, para atendimento.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esclarece que, devido à alta demanda registrada na manhã desta terça-feira (27), todas as viaturas estavam direcionadas para outras ocorrências em andamento. Informa que, após as primeiras informações, a chamada foi transferida para o médico regulador, que fez o atendimento por telefone e orientou a munícipe a encaminhar a criança até Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Novo Horizonte.

Atualmente, o Samu conta com 5 viaturas de Suporte Básico de Vida (USB) e 1 viatura de Suporte Avançado (USA). As Unidades de Suporte Básico atendem casos de menor complexidade. Já as viaturas de Suporte Avançado são aquelas que atendem casos mais complexos, sendo que sua equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista. Por mês, são realizados, em média, 1.500 atendimentos.

O SAMU Jundiaí reforça que está sempre à disposição, com o objetivo de prestar atendimento rápido à população em casos de urgência e emergência.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.