OPINIÃO

Para descomplicar

17/02/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Será que a vida que é mesmo complicada ou será que somos nós que complicamos a vida?

Quando começamos a fazer as coisas certas, pensando primeiro em nosso bem-estar, saúde e necessidades, a vida se torna mais simples de ser vivida. Seguem alguns passos para viver de maneira mais leve e confortável fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

O primeiro passo é eliminar alguns hábitos ruins e incorporar outros necessários para melhorar a qualidade de vida, fator crucial para um indivíduo viver bem. Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde, a qualidade de vida está diretamente associada à autoestima, ao bem-estar pessoal e compreende vários aspectos, como capacidade funcional, nível socioeconômico, estado emocional, interação social, atividade intelectual, estilo de vida e o ambiente em que se vive. Para tanto é necessário buscar bem-estar e pensar em um contexto global, fazendo mudanças que impactem de forma positiva nosso dia a dia. Quais hábitos que você tem que são dispensáveis e quais você gostaria de ter?

O segundo é muito importante: parar de reclamar! Começar a se concentrar nas coisas que podemos controlar e fazer algo sobre elas é outra maneira de ter mais chance de sucesso. As pessoas que mais reclamam são as que menos conseguem alcançar seus desejos. Fora que a preocupação excessiva desvia nossa imaginação/criatividade para criar pensamentos que não queremos. Reclamar é ''Re'' ''Clamar'', ou seja, clamar para que aconteça de novo. Cabe aqui uma frase do meu saudoso amigo e mestre, Ernesto Staheli Neto: "Cuidado com o que você desejar (ou pensar), você é capaz de conseguir".

O terceiro passo é bem desconfortável, mas de suma importância. Precisamos parar de culpar os outros e assumir a responsabilidade por tudo em nossas vidas. Culpar os outros apenas prolonga as complicações que enfrentamos. Assumir os problemas, assumir o controle de nossas vidas apenas nos torna mais fortes e poderosos, senhores do nosso destino.

O quarto passo é muito atual, vejo que as pessoas se sobrecarregam demais, sendo uma coisa que muitas vezes passa despercebida: pare de sobrecarregar a sua mente com informações inúteis. Tempo de mais no celular, na tv maratonando uma série, newsletters, feeds de redes sociais, quando você percebe, já perdeu muito tempo com nada. Limite o seu tempo nas redes sociais e em todos os seus sites favoritos, que não te trazem nada em troca. Eles prejudicam a sua produtividade, sobrecarregam sua mente, fazem mal para seus olhos, prejudicam seu sono, aumentam sua ansiedade e irritabilidade. Relaxar a mente é uma coisa, esquecer do tempo com informações desnecessárias e supérfluas é outra, que só trará frustação. Uma dica de ouro: leiam mais e assistam menos!

Para evitar contratempos dispensáveis em nossas vidas, devemos também ser mais cuidadosos ao compartilhar nossas opiniões, respeitando o outro lado, assim como opiniões divergentes das nossas. Lembrem-se que nem sempre somos donos da verdade. Esse é o quinto passo para termos menos problemas, respeitar as diferentes opiniões.

Selecionar nossos relacionamentos sociais, buscar pessoas positivas, que nos elevem, que nos encaminhem e que sejam agradáveis é o sexto passo. Fujam de pessoas tóxicas, inadequadas em certas situações, que promovem violência psíquica, física e emocional, até certa crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo, não precisamos de pessoas assim ao nosso lado. Já que é preciso assumir o controle de nossas vidas, devemos selecionar com quem e onde devemos e queremos estar.

Se estivéssemos tomando um café, numa conversa descontraída, com certeza eu também falaria sobre a importância de comer comida de verdade para não ter problemas relacionados à saúde, assim como a importância da pratica de atividade física, assunto que eu adoro. Mas também abordaria tópicos como maneiras de aumentar a renda, se organizar para o futuro, fazer tudo de maneira bem-feita, focar na qualidade do que quer que você faça. São pontos importantes a serem seguidos, se quisermos realmente ter menos problemas em nossas vidas e viver de maneira mais leve. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.