VIAJANDOCOMJUNIOR

O charme e a vida de Puerto Iguazú

Por Álvaro Junior | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
Puerto Iguazú
Puerto Iguazú

Parte 1

     

Vamos começar a nossa viagem incrível ao destino de nossos hermanos primeiramente com algumas informações geográficas. A Argentina é dividida em 23 províncias, como se fossem nossos estados brasileiros, a província que fica localizada a cidade de Puerto Iguazú é chamada de Missiones, mas nossa querida cidade escolhida para desbravar nossa aventura não é a capital (Posadas). Puerto Iguazú é uma cidade considerada pequena, em torno de 80 mil habitantes, mas com uma biodiversidade surpreendente, com grande parte de toda Argentina ficando em Puerto Iguazú.

Agora de onde vem o nome que batiza as duas cidades? Uma brasileira “Foz do Iguaçu” e uma argentina “Puerto Iguazú”? Iguaçu é o rio que banha e separa os dois países e passa a se tornar mais para frente o nosso Rio Paraná. Mas voltando ao nome, Iguaçu se origina do Tupi Guarani que significa "Água Grande”, sendo assim a cidade Foz do Iguaçu tem esse nome por ser a “foz” o encontro do rio Iguaçu e o do rio Paraná, já a cidade Argentina faz referência ao porto da cidade, por isso Puerto.

A cidade de Puerto Iguazú nos ganha tanto por suas belezas naturais, gastronomia - que baseado em nossa economia vale muito a pena -, passeios, pelo seu centro animado e com diversas opções para a vida noturna e por sua proximidade ao Paraguai em que é possível cruzar diretamente de balsa (com horários certos para partida). Apenas uma pequena atenção, caso decidam cruzar da Argentina para o Paraguai, a alfandega paraguaiana irá exigir além do seu passaporte, a sua carteira de vacinação com comprovação contra a febre amarela (atenção: esse documento só é necessário da travessia Argentina e Paraguai, não sendo necessária no cruzamento de fronteira Brasil e Paraguai).

Cruzando a fronteira

Gastronomia

Iniciamos nossa viagem ao cruzamos a fronteira entre Brasil e Argentina de maneira muito tranquila. Você pode ingressar com passaporte ou com RG, atenção, CNH não é uma opção válida e sua entrada será negada. Fomos direto ao Marco das 3 fronteiras do lado Argentino. O local possui um obelisco em forma piramidal com as cores argentinas, azul e branco, além de uma linda dança de fontes de águas ao cair da noite. O visual é maravilhoso onde é possível desfrutar do visual do rio Iguaçu (posteriormente Paraná) com vista da excepcional ponte que conecta os países Brasil e Paraguai. A ponte foi feita por ambos os países. Além do Marco em si, o local possui algumas lojinhas para presente, um restaurante abaixo do Marco e outro restaurante do lado, onde fomos. O local não impressiona pela decoração em si, encontrava-se em reforma, porém ele oferece uma vista espetacular também para o rio Iguaçu e para a devida ponte. Comida boa e preço mediano.

Marco Argentino

Restaurante com vista para Rio e Ponte

Após isso fomos descansar um pouco da viagem no hotel, que aliás, que hotel! Um verdadeiro resort com direito a duas piscinas, bar de piscina, restaurante, spa, academia, ampla área verde, playground para crianças e o que mais me chamou atenção foi o quarto. Extremamente amplo e confortável, o banheiro possuía até banheira e finalizava com uma sacada respeitável com direito a mesinhas e a uma vista privilegiada da área verde do hotel. Estão achando que paguei caro imagino?! Pelas cinco diárias gastei R$ 1,7 mil o que, vamos combinar, neste preço em nosso país, pela quantidade de dias e estrutura do local seria impossível achar um local igual.

Vista para área de lazer do hotel

Vida noturna

Calma que nosso roteiro está só começando, mas o restante desta viagem vocês irão conferir sexta-feira que vem na coluna VIAJANDOCOMJUNIOR. Nos vemos lá!

Comentários

Comentários