RETROSPECTIVA

2023 teve Paulista rebaixado e glórias no futebol nacional

No esporte, o ano de 2023 foi marcado pela queda do Galo à 5ª Divisão, títulos inéditos e Verdão imponente mais uma vez

Por Luana Nascimbene | 31/12/2023 | Tempo de leitura: 5 min

EDIVALDO SANTOS

Dentro de campo, o ano do Paulista durou apenas 10 jogos; protestos da torcida marcaram a temporada
Dentro de campo, o ano do Paulista durou apenas 10 jogos; protestos da torcida marcaram a temporada

PAULISTA REBAIXADO

Em junho deste ano, o Paulista foi rebaixado à 5ª Divisão do Campeonato Paulista. A queda precoce aconteceu após derrota para o União Barbarense, no sábado (24), por 2 a 0, ainda na primeira fase da competição.

O clube que já disputou a Série A1 do Paulistão (dando muito trabalho aos grandes da Capital) e que conquistou a Copa do Brasil, em 2005, vai jogar pela última divisão estadual em 2024.

A última pá de terra no enterro do Galo veio na tarde de 24 de junho, no estádio Jayme Cintra, em derrota por 2 a 0 para o União Barbarense, pela última rodada da fase de classificação da 4ª Divisão do Estadual.

Dentro de campo, o ano do Paulista durou apenas 10 jogos. No gramado, mesmo antes da partida decisiva na luta contra o rebaixamento, o Paulista já demonstrava futebol de time da 5ª Divisão. Vindo de três derrotas consecutivas, o Galo entrou em campo pelo jogo da vida, em uma 'missão quase impossível', mas decepcionou mais uma vez.

Falta de estrutura, investimento baixo, dificuldade em contratar jogadores, fracasso com a venda da SAF e troca de treinador 15 dias antes do início da 'Bezinha'. Tudo isso antecedeu o rebaixamento do Galo nesta temporada.

Em entrevista coletiva realizada dias após o rebaixamento, o presidente do Paulista, Rodrigo Peterneli Alves, o vice-presidente, Rafael Donadell, o Diretor de Esportes, Wilson Roberto e o advogado Vagner Aguiar se pronunciaram sobre a queda precoce do clube e revelaram que o time está em reconstrução.

TÍTULOS INÉDITOS

No dia 24 de setembro de 2023, o São Paulo conquistou a tão esperada Copa do Brasil pela primeira vez em sua história. Com o título, o Tricolor Paulista se tornou campeão de tudo.

O Estádio do Morumbi foi palco do jogo de volta da final da competição, onde o São Paulo empatou com o Flamengo e erguei o título inédito. O gol são-paulino foi marcado por Rodrigo Nestor. No jogo de ida, o São Paulo já havia vencido o Fla no Maracanã, por 1 a 0, com gol do atacante Calleri.

A atmosfera criada para a partida contribuiu para concretizar a festa são-paulina. Todos os envolvidos no espetáculo vibravam a mesma energia: o São Paulo apenas deixaria o campo depois de conquistar um título inédito. E assim foi. Do início ao fim, a torcida deu um show à parte e, mais uma vez, demonstrou seu apoio incondicional. Das arquibancadas, 63.077 são-paulinos presentes no Morumbi entoaram o grito: é campeão!

No dia 4 de novembro de 2023, a América do Sul foi pintada de grená, branco e verde. Pela primeira vez na história, o Fluminense se sagrou campeão da Libertadores. Jogando em um Maracanã abarrotado, os comandados de Fernando Diniz não se assustaram com o hexacampeão Boca Juniors e venceram por 2 a 1, conquistando o título inédito.

Os gols que deram a vitória aos donos da casa foram marcados por Germán Cano, aos 36 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de Arias e Keno pela direita, e passe perfeito para o centroavante argentino, que completou para o gol de Romero; e por John Kennedy, na primeira parte da prorrogação. Advíncula, no segundo tempo, chegou a empatar para os argentinos, mas de nada valeu.

Após a conquista da Glória Eterna, o Fluminense disputou o Mundial de Clubes, mas não teve o mesmo final feliz: O Tricolor venceu o Al-Ahly na semifinal, por 2 a 0, e foi derrotado para o Manchester City por 4 a 0 na final.


MAIS TÍTULOS PARA O VERDÃO

Como nos anos anteriores, Palmeiras não passou 2023 em branco. Foram três títulos conquistados este ano: Supercopa do Brasil, Campeonato Paulista e, para fechar com chave de ouro, Brasileirão.

Em 28 de janeiro aconteceu a primeira disputa de título do ano para o Alviverde: a Supercopa. A decisão colocou o Palmeiras, campeão do Campeonato Brasileiro de 2022, frente ao Flamengo, campeão da Copa do Brasil de 2022, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Em uma partida acirrada, o time de Abel Ferreira foi superior aos cariocas e venceu por 4 a 3, conquistando sua primeira taça de 2023.

Ainda no primeiro semestre do ano, o Palmeiras chegou a final Campeonato Paulista e conquistou sua segunda taça da temporada. Na primeira fase, com 28 pontos, o Verdão teve a melhor campanha e ficou a cinco pontos de vantagem para o São Paulo, segunda melhor equipe.

O baque da eliminação do Verdão na Libertadores e Copa do Brasil ao longo do ano fez com que o Verdão redirecionasse seu foco para a disputa do Campeonato Brasileiro, que já parecia quase impossível.

Porém, o time reassumiu a vice-liderança no final de outubro e viu a distância para o líder, Botafogo, cair para 7 pontos. Foi somente no dia 1º de novembro, no entanto, que o Palmeiras começou a acreditar na possibilidade do título.

Na ocasião, o Verdão visitou justamente o Botafogo e fez uma partida histórica. O clube terminou o primeiro tempo perdendo pelo placar de 3 a 0, dominado pelo rival carioca. Porém, em noite inspirada e mágica de Endrick, que marcou dois gols, o Alviverde reverteu o placar e saiu com a vitória por 4 a 3. O resultado deixou o Palmeiras apenas a três pontos atrás do Fogão e mais vivo do que nunca no campeonato.

E para encerrar a temporada de altos e baixos com chave de ouro, o Palmeiras consolidou a conquista de seu 12º título nacional na 38ª e última rodada do campeonato, contra o Cruzeiro. O Verdão fechou 2023 empatando por 1 a 1, com direito a um gol de sua joia, Endrick, e levantando a taça do Brasileirão.

GOLEADA NO CAMPEONATO AMADOR

O fim de ano foi especial para amantes do futebol amador de Jundiaí. A Ponte Preta do Agapeama aplicou uma das maiores goleadas da Série A Campeonato Amador e conquistou seu terceiro título da competição.

A conquista foi marcada por uma goleada avassaladora por 6 a 1 contra o Sampdoria, na grande final do campeonato, em um domingo de muito calor no centro esportivo Dal Santo. Os gols da Macaca foram marcados por Pinguim (2x), Gil, Barbosa, Paulo Guilherme e Tevez. Danilo descontou para o time do Tulipas.

No placar agregado, a final terminou em 8 a 1 para o time do bairro Agapeama, que já havia vencido a primeira partida da final, por 2 a 0, no domingo passado.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.