OPINIÃO

A importância da respiração nasal

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

Não costumamos dar a atenção que o nariz merece, mas os benefícios da respiração nasal são muitos. Como humanos, nós evoluímos para respirar pelo nariz, porém estima-se que de 30 a 50% dos adultos respiram principalmente pela boca. Mas o nariz serve para respirar e a boca para comer.

Humanos saudáveis respiram pelo nariz. Algumas pessoas que respiram pela boca o fazem por falta de consciência, mas outras não conseguem por algum motivo maior. Respirar pela boca aumenta em 40% a perda de água pelo corpo, além de nos deixar menos aptos intelectualmente.

A respiração nasal umidifica e aquece o ar que entra até a temperatura corporal, ideal para os pulmões. Os tecidos delicados das passagens nasais são impedidos de secar e ao mesmo tempo mantidos aquecidos. Pequenas estruturas no nariz, chamadas conchas, ajudam a umidificar o ar que inspiramos, já que nossos pulmões não gostam do ar seco. Além de umidificar o ar que entra, fornece aos pulmões cerca de um litro de umidade por dia.  Muitos de nós já experenciaram acordar com a boca seca ou com a garganta arranhada, não?

Os dentistas sempre falam que respirar pelo nariz protege a saúde bucal. Quando inalamos pela boca, as gengivas, a língua e a cavidade oral ficam ressecadas, o que causa excesso de ácidos em nossas bocas, que fazem com que as gengivas e os dentes se deteriorem mais rapidamente. Uma boca hidratada permanece mais saudável a longo prazo.

Respirar pelo nariz também ajuda os músculos e ossos faciais a se desenvolverem corretamente e ajuda a desenvolver dentes mais alinhados. Quando a boca está fechada, a língua fica na posição adequada para ajudar a mandíbula a crescer corretamente e os dentes emergem nos lugares certos. O ar é forçado contra todos os tecidos flácidos na parte posterior da garganta, tornando as vias aéreas mais largas, facilitando cada vez mais a inspiração nasal. Isso vai tonificando os músculos e facilitando o processo. O que acontece com o nariz afeta o que acontece com a boca, com as vias aéreas e com os pulmões.

Muito importante saber que respirar pelo nariz diminui a chance de roncar, reduz a chance de apneia do sono ao manter a língua no lugar correto na boca e ajuda a proporcionar um boa noite de sono. Acreditem, a apneia do sono e o diabetes estão associados à respiração bucal, assim como as doenças cardíacas. Fora que respirar pelo nariz dá ao corpo a quantidade correta de ar filtrado necessário para manter as pessoas dormindo tranquilamente durante a noite.

Na atividade física há diferença entre os respiradores bucais e nasais, estudos em atletas demonstraram que respirar pela boca pode colocar o corpo em estado de estresse, aumentando a fadiga e prejudicando o desempenho atlético. Treinar a respiração bucal pode oferecer enormes ganhos em resistência aos atletas e praticantes de exercícios.

Quer tentar? Em primeiro lugar, pense sempre em respirar pelo nariz, então respire pelo nariz enquanto caminha e se exercita. Vou te afirmar que não é tão fácil, mas é possível.

Em segundo lugar, pratique exercícios de respiração nasal, você vai ficar mais à vontade nessa novidade. Para isso feche sua boca, relaxe a língua. Respire lenta e profundamente movimentando toda a caixa torácica e expire também pelo nariz. Sua respiração deve ser lenta, metódica e silenciosa. Conte 4 tempos na inspiração, 8 tempos na exalação, por alguns minutos.

Você vai perceber que a respiração nasal pode melhorar profundamente a nossa consciência, sendo boa tanto para o corpo, como para a mente. Vai melhor o foco, a concentração, a imunidade, a sua energia. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários