Estamos chegando ao final do ano e sempre neste período fazemos algumas reflexões para avaliar o que fizemos e se alcançamos os nossos alvos e metas.
É neste período que entramos em desespero por ver que não conseguimos perder o peso que gostaríamos e então buscamos fazer em algumas semanas o que deveríamos ter feito em meses.
Mas é interessante porque nas nossas avaliações estamos sempre olhando para trás e nunca para frente quando o que precisamos entender é que o passado não pode ser mudado e sim o amanhã.
Nossas frustrações se dão por olhar para o agora e ver que não atingimos ou não conquistamos aquilo que projetamos anteriormente e isto nos atrai para a armadilha da ansiedade onde ficamos desesperados por alcançar aquilo que não conseguimos no menor tempo possível para compensar o atraso.
Acontece que nem sempre isso dá certo aliás, na maioria das vezes não funciona e só piora a situação um exemplo disso é a perda de peso, quem nunca estabeleceu uma meta no início do ano e chegando em novembro viu que está ainda mais acima do peso? Pois bem o que normalmente fazemos? Não é correr atrás agora no último mês do ano para tentar chegar na meta e comer livremente nas festas de fim de ano? É exatamente aí que a coisa piora porque a pressa em fazer leva a se esforçar além do normal oportunizando então as lesões e por fim a engordar ainda mais.
Normalmente pioramos a nossa situação quando nos avaliamos e nos projetamos pelo passado pois ele é irrecuperável.
Precisamos é olhar para frente e ver o quão próximos dos nossos objetivos podemos estar amanhã e assim fazer acontecer a cada dia ao invés de querer andar pra frente olhando para trás, ninguém dirige um carro indo para frente olhando o tempo todo para o retrovisor.
Não se recupera o tempo não oferecido para brincar com os filhos, ou os jantares não desfrutados com seu cônjuge, ou as conversas não tidas com os mais velhos por mais "tediosas" que possam parecer.
Não se recupera as oportunidades perdidas, as ações não compradas no tempo certo, as promoções no emprego não alcançadas e isso tudo porque já foi, passou e não volta mais.
O apóstolo Paulo nos deixa o seu segredo de sucesso quando diz: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando as que diante de mim estão, eu prossigo para o alvo, para o prêmio…" precisamos é manter o alvo em mente e prosseguir para alcançar ele e não lamentar por ainda não ter conquistado.
Ainda há tempo de ser um pai ou uma mãe que dá mais tempo para os seus filhos, ainda há tempo para desfrutar de momentos marcantes com seu cônjuge e levar para jantares especiais, ainda há tempo de sentar e conversar com seus pais, avós, tios e idosos para ouví-los mesmo que pareça chato ou repetitivo.
Ainda há tempo para se tornar um profissional melhor e alcançar o alvo da promoção, para aproveitar novas oportunidades e realizar sonhos mas aprenda a deixar para trás o que passou e avançar para continuar na direção do objetivo, do seu alvo.
O segredo é o amanhã, do quão mais próximo estaremos do nosso objetivo e o amanhã sempre será melhor se você se esforçar em avançar.
Não fique ancorado ao passado, não estacione nas suas frustrações, não pare por ainda não ter alcançado mas apenas acorde a cada dia pensando hoje darei mais um passo para avançar na direção do meu alvo.
Tenha sempre diante dos seus olhos o seu objetivo e que a cada dia a visão da chegada esteja mais próxima pois quanto mais você se aproxima mais perto estará do teu prêmio.
Firme sua jornada em Cristo e Ele jamais deixará você voltar para trás.
Deus te abençoe
Pastor Daniel Antônio é teólogo, administrador e publicitário (daniel.antonio@nazareno.com.br)