CULTURA RETRÔ

Jogos antigos ocupam corações

Um negócio que une fãs, comerciantes e muita nostalgia

Por Letícia Malatesta | 12/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Arquivo pessoal

Vendedores têm público fiel e produtos variados nas prateleiras
Vendedores têm público fiel e produtos variados nas prateleiras

Jogos retrô atraem cada vez mais quem quer reviver a nostalgia dos primeiros videogames e se divertir com jogos clássicos que marcaram época.

A gamer Raquel Luz, mais conhecida como Kell FLuz, criadora de conteúdo, relata que joga jogos antigos tanto no seu console Nintendo 64 quanto em seu Nintendo Switch, que possui jogos antigos na memória, e fala sobre a nostalgia. "Eu jogo desde os 5 anos com um Super Nintendo, com 'Super Mario World', 'Aladdin', jogos que são até mais difíceis que os atuais, jogos que me trazem muita nostalgia hoje."

Alexandre Ninzolli conta que começou a jogar por causa de um vizinho que o convidava regularmente para jogar em sua casa. "Eu tinha por volta dos 4 anos de idade, e jogávamos muito 'Mario Kart' no Nintendo."

Ele comenta sobre o motivo de ainda ser apegado ao que jogava na infância. "Gosto de jogos antigos porque representam um legado a ser lembrado. Se hoje temos bons jogos na modernidade, é porque os clássicos vieram antes, criando e aprimorando conceitos. Além disso, como um 'gamer casual', adoro experimentar de tudo um pouco, adoro jogar os clássicos e ver como a magia desse mundo começou a ser produzida décadas atrás."

NAS LOJAS

Além dos consumidores, os vendedores de consoles antigos também possuem histórias com os games retrôs. Wellington Mendes, proprietário de loja de games antigos em Jundiaí, conta como os jogos marcaram sua vida. "Os jogos fizeram parte da minha infância. Sempre gostei dos eletrônicos e digitais, mas não tinha grana pra comprar, então sempre estava nas locadoras e fliperamas nas horas vagas."

Em relação ao preço dos jogos, Wellington comenta que "há jogos para todos os bolsos, mas os novos têm que juntar uma graninha para comprar. Tem jogo antigo que entra na pira dos colecionadores e se tornam muito caros por sua raridade, mas tem espaço pra quem quer gastar pouco e se divertir".

Assim como o preço, o público também é variado. "Existe bastante gente que gosta de jogar, aqui na loja temos público de várias idades, crianças, adultos e idosos e não tem gêneros, todos procuram algum jogo para se divertir", comenta.

Nicanor Jr., mais conhecido como Nikas, é proprietário de uma loja de games antigos localizada em São Paulo e também não deixa de ter muitas histórias com games. "Comecei a jogar na casa de vizinhos, no Atari, depois Turbo Game. Meu pai sempre teve computadores antigos, me lembro de jogar em um MSX jogos que rodavam em fita K7."

Nikas fala sobre seu público. "Hoje em dia vejo muita criança curtindo jogos como 'Mario Bros' e 'Sonic', tanto nos consoles retrô quanto nos consoles atuais, sem falar na franquia da Nintendo, que nunca deixará de existir, pois seus fãs correm atrás dos lançamentos e das primeiras versões deles como 'Zelda', 'Pokémon', 'Mário' e outros."

Além de comerciante, ele também foi expositor na Canal 3 Expo. "Tem bastante evento de retrô game rolando no Brasil, o mais antigo e mais completo é o Canal 3 Expo. É um evento que rola todo ano e eu sempre estou presente."

CANAL 3

Os dias 28 e 29 de outubro foram especiais para os fãs de jogos antigos que estavam em São Paulo. No fim de semana em questão, a cidade sediou o Canal 3, nome que faz referência ao canal de televisão que se sintonizava para jogar videogames antigos, evento dedicado ao cenário de games retrô no Brasil.

Bruno Maimoni, organizador do evento e também fã de games retrô, conta que o evento nasceu com um grupo de colecionadores de videogames, em 1998, e que, a partir de 2000, eles decidiram se encontrar para jogar e trocar experiências, conseguir mostrar cartuchos e acessórios antes pouco acessíveis.

Hoje o evento conta com palestras, workshops, exposição de jogos, shows, área de jogos, arcades, exposição de jogos em desenvolvimento, concurso cosplay, feira do colecionador, com lojas e pessoas trocando ou negociando videogames, cartuchos ou artigos relacionados.

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