OPINIÃO

Ação e reação

29/10/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Você já deve ter ouvido que tudo o que fazemos, volta de alguma maneira para nós. Se fizer o bem, receberá o bem, se fizer o mal, bem... dá você não receberá ciosas tão boas quanto desejava assim.

Resumindo, toda ação gera uma reação. Uma pequena atitude tomada hoje mesmo, pode ser a grande responsável por uma grande vitória, por um grande sonho realizado no futuro.

Quem se lembra deste conceito da física: ação e reação? Uma lei proposta por Isaac Newton? A famosa terceira lei de Newton, chamada de Princípio da Ação e Reação, é uma das leis que foram formuladas durante suas investigações sobre o movimento e suas causas. Segundo Newton, cada ação gera uma reação equivalente e oposta, de forma a criar um equilíbrio. Ou seja, temos e recebemos do mundo tudo aquilo que entregamos para ele.

Mesmo a Psicologia observa essa lei de volta por meio dos aprendizados e interações. Já que tudo é feito de forma associativa, de modo a trazer um pensamento ou lembrança a partir do momento atual. Um exemplo clássico é quando sorrirmos para alguém mal-humorado, as vezes é possível fazer com que esta pessoa sorria de volta para nós. Nosso sorriso pode lembrá-lo de algo bom em sua vida. Você transmite alegria e paz e além de receber o mesmo, transforma aquele que recebeu primeiro. 

Nas relações humanas, vemos que o comportamento das pessoas é o grande responsável pelo seu sucesso ou pelo temível fracasso. Também, nas relações comerciais, é fácil perceber o mesmo, se um negócio ou empreendedor conseguem resultados maravilhosos, sabemos claramente que foram equivalentes aos seus esforços para alcança-los. Todos aqueles que estão empenhados em alcançar o sucesso, certamente estarão próximos de conseguir, se colocarem seus esforços, energias e acreditarem que é possível.

A lei do retorno nuca falha, já que toda ação tem uma reação, pense bem nas suas atitudes, pois tudo o que fazemos retorna para nós em algum momento, seja para o bem ou para o mal. Por isso, é fundamental cultivar ações positivas e semear o bem, para colher frutos de amor, paz e felicidade.

Na saúde acontece o mesmo. Num mecanismo chamado tempo, que coloca tudo e cada coisa em seu devido lugar, nada passa despercebido. Seus hábitos, tudo aquilo que você ingere, suas atitudes, seus pensamentos, certamente haverá a colheita do que um dia foi plantado. O tempo, de maneira implacável, chega. Agora é a hora de plantar para colher bens frutos.

Com o treinamento físico, nem precisa falar que ocorre o mesmo. Assim como um bumerangue, tudo o que você faz, volta para si.  A constância, os cuidados com o corpo, os tipos de treinamentos escolhidos, que tanto trazem bem-estar físico, mental e emocional, a rotina dos treinos, esse mix deixará seu corpo em forma, você estará feliz com seu corpo, pois todo o seu empenho em ficar bem e se sentir bem, retornará.

Devemos assumir de vez a responsabilidade e o controle por nossas ações e sensações, pelo resultado que é manifestado em nossas vidas. Saber se é necessário fazer mais, desacelerar, buscar autocuidados, olhar mais para o lado profissional, finanças, alimentação e movimento. Se é necessário buscar ajuda para realizar o que é importante para você neste momento.

Somos seres únicos, com necessidades exclusivas e temos um poder infinito de realização dentro de nós. A força, a vontade, a autoestima, o bem-estar, a vitalidade, a maneira como estamos levando nossas vidas é reflexo de tudo aquilo que fazemos para nós mesmos, para o próximo e tudo aquilo que soltamos para o Universo. Toda ação gera uma reação, em todas as áreas de nossas vidas, lembre-se disso. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.