SEM ROÇADA

Mato causa transtornos e leva perigo à marginal

Por Nathália Sousa |
| Tempo de leitura: 3 min
Nathália Sousa
Em Várzea Paulista, há trechos em que o mato avança para a faixa de rolamento da marginal
Em Várzea Paulista, há trechos em que o mato avança para a faixa de rolamento da marginal

Depois de superada a problemática relacionada ao asfalto na Marginal do Rio Jundiaí, há outro aspecto da via que vem incomodando motoristas e levando perigo a quem transita pelo local: o mato da margem do rio caindo na faixa de rolamento. Além de esconder parte da sinalização, a vegetação faz com que os motoristas precisem desviar, o que pode causar acidentes.

Pedreiro, Wellington Oliveira foi multado no dia 12 deste mês, em Várzea Paulista, por não ver uma sinalização horizontal na via. "Moro em Campo Limpo e uso a marginal. Tomei multa numa manhã, na frente do atacadista Spani por passar em uma faixa zebrada, só que a via ali está mal sinalizada e o mato passa pela faixa, eu nem vi. Naquele ponto, os carros precisam ir para a direita e, se meu carro passou, foi uma roda só, mas já dei seta para a direita e entrei na outra faixa. Os agentes de trânsito estavam lá só para multar todo mundo, e na Semana de Conscientização do Trânsito", conta ele, indignado com a situação.

Motorista de ônibus, Lair Merquides de Matos diz que por toda a marginal há problemas vez ou outra. "Vejo mato de fora a fora na marginal, em Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. Hoje (ontem) mesmo, vindo de Campo Limpo, vejo trechos em que não roçam, você tem que ir pra faixa da direita e quase deu acidente, porque tinha uma carreta na direita. Precisa ser roçado e ali na região da Ponte São João, cortaram algumas árvores, mas ainda tem galhos que pegam nos retrovisores. Precisa fazer a manutenção da marginal toda", relata.

Preferindo não se identificar, um motorista que transitava pela altura do número 1000 da marginal vê o trecho de Várzea Paulista com menos manutenção. "Já faz uns seis meses que esse mato está assim. É perigoso, os galhos 'caem' para o meio da rua e, se desviar, pode acontecer acidente. Aqui é meio largado sempre, faz tempo que não limpam, mas é mais aqui mesmo que tem o mato."

RESPOSTAS

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Infraestrutura e Obras Públicas, informa que o processo de roçagem e limpeza da Marginal do Rio Jundiaí e de diversas vias do município está em processo de licitação, que deve ser finalizado em aproximadamente 25 dias.

A prefeitura informa ainda que o munícipe pode solicitar a defesa da autuação de trânsito na Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito, munido de documento do veículo, notificação de autuação e CNH do interessado.

Já a Prefeitura de Campo Limpo Paulista informa que não há ocorrências no trecho que corresponde ao município (avenida João Amato), que inclusive está devidamente sinalizado e tem limpezas periódicas, garantindo assim a boa conservação.

A Prefeitura de Jundiaí, por sua vez, informa que a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) está atenta às demandas da população para uso dessa via e implantou novas placas ou pintura de solo para o reforço na sinalização, bem como a manutenção das mesmas. A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) informa que o serviço de roçada em avenidas de Jundiaí segue uma programação, sendo cada trecho efetuado, no máximo, a cada 60 dias. A referida marginal foi roçada no final do mês de setembro. Cabe observar que o Departamento de Parques, Jardins e Praças (DPJP) ainda faz o monitoramento constante em todas as regiões da cidade e está à disposição do munícipe pelo telefone 156.

Comentários

Comentários