O tempo passa para todos da mesma maneira, mas a maneira como lidamos com o tempo e com a nossa saúde difere de pessoa para pessoa e pode garantir muita saúde e um envelhecimento do corpo suave.
Para haver um envelhecimento ativo, com saúde e independência é preciso um certo planejamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o envelhecimento ativo envolve o processo de conquista de oportunidades contínuas em três pilares: saúde, participação e segurança.
Vamos falar da saúde? Para um envelhecimento saudável, que pode ser definido como um processo natural e contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida, é necessário organização e planejamento.
Quem não quer envelhecer bem? Curtir mais a vida, a família, passar seus anos com disposição e saúde? Apesar de não ser um assunto confortável para algumas pessoas, o envelhecimento é um processo contínuo. Que fique claro que a idade cronológica não define ninguém, pois conheço muitos idosos jovens e muitos jovens "velhos". Na verdade, não gosto da palavra "idoso", muito menos "velho", ainda busco um termo adequado para a vida "sênior". A idade cronológica não diz respeito ao real envelhecimento humano, porém acaba sendo um importante parâmetro de atenção à saúde. Cada pessoa envelhece de uma maneira própria, de acordo com seus hábitos e com o ambiente em que vive, sendo o envelhecimento um processo multifatorial. Chamamos isso de heterogeneidade.
Biologicamente nosso organismo se transforma com o passar dos anos. Ao longo do nosso ciclo de vida nosso organismo muda, desde a concepção até a partida há mudanças diárias. Podemos fazer deste período de transformação continua, que é a vida, principalmente quando nossa biologia começa a "declinar" neste processo natural, um momento mais organizado e planejado para otimizar toda a saúde física, mental e emocional de uma maneira em que haja mais bem-estar e qualidade de vida.
Não devemos sofrer por envelhecer, e sim agradecer. Porém, uma saúde "judiada" ao longo da vida pode cobrar caro em determinados momentos. Não existe receita de bolo para um envelhecimento saudável, e sim, o entendimento das suas reais necessidades e o ato de agir nestas áreas necessárias para sua saúde.
Chegou o momento de olharmos não só para a aposentadoria financeira, de nos preocuparmos apenas em juntar reservas para o nosso momento "sênior", mas de acumular saúde, energia, massa muscular e vitalidade. Eu costumo dizer que massa muscular, depois dos 50 anos, é ouro!
Perceba que foco deve ser em você! Deixe o sedentarismo de lado, a má alimentação, procure otimizar sua saúde, em qualquer idade. Nunca é tarde, te garanto. Comece esta poupança de saúde hoje mesmo. Planeje o seu envelhecimento em qualquer idade. Adquirir novos hábitos é sempre desafiador, mas depois de 21 dias, é possível torná-los rotina, segundo alguns estudos científicos. É preciso persistir.
Foque em sua autonomia funcional e em sua independência física, a condição necessária para um envelhecimento com saúde. Antigamente, velhice era sinal de doença. Mas hoje, velhice é sinal de saúde! Sorte de quem conseguiu chegar até aqui!
Porém, há algumas alterações importantes do corpo com o processo do envelhecimento, como aumento do peso e da gordura corporal, diminuição da massa magra e óssea, da força muscular, ritmo, equilíbrio, coordenação, mas que podem facilmente serem treinados e otimizados na academia e com atividades físicas, por exemplo. Além de melhorar aspectos como a memória, prevenção de degeneração do sistema nervoso, melhora da circulação, da função executiva, da oxigenação celular, do consumo de glicose, do número e tamanho das mitocôndrias, etc.
Além de melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos: físico, mental, emocional, energético e social. É nisso que devemos focar para envelhecer com qualidade, por isso é preciso planejar a longo prazo a saúde em nossas vidas. Melhorando todas as variáveis da aptidão física, melhorando as capacidades funcionais e garantindo vitalidade, para termos longevidade e saúde. Vale a pena. Muita saúde a todos
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)