Bem-estar é a capacidade de uma pessoa suprir as suas necessidades e se satisfazer com a vida, para tal é preciso ter saúde, que significa viver em um estado de mais completo "bem-estar" físico, mental e social.
Outro aspecto importante para o bem-estar é qualidade de vida, que, segundo a OMS, é a "percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ela vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações". Sendo assim, a qualidade de vida abrange questões físicas e psicológicas, aspectos de mobilidade, relações pessoais, segurança, recursos financeiros, opções de lazer, dentre outros.
O que saúde, bem-estar e qualidade de vida têm em comum? Apenas uma busca por um corpo e uma mente sadios? Exato! E isso já é muito, num momento onde a maioria das pessoas tem suas rotinas agitadas, mas busca por algo prático para gerar bem-estar e prevenção de doenças, pois ninguém quer adoecer.
A qualidade dos pensamentos é um princípio básico de saúde. A neurociência descobriu que apenas 2% dos nossos 70 mil pensamentos diários são positivos. Porém, para viver bem é possível e necessário mudar este padrão de pensamentos. Outro achado importante é que o nosso cérebro entende como verdade aquilo que pensamos, portanto, treine seus pensamentos. Busque ser mais positivo. Exercícios de visualizações, leitura de livros de autoajuda, mesmo terapias, nos ajudam a buscar o bem-estar através das afirmações positivas. Isso nos traz muito poder e autocontrole emocional.
Para se dar conta que você merece e precisa viver melhor, buscar ficar bem mentalmente, emocionalmente, fisicamente e energeticamente, é preciso se conhecer. Este "despertar" para suas necessidades está diretamente relacionado ao autoconhecimento. Viver de maneira inconsciente nos faz "olhar sem ver" os nossos reais problemas, desta forma, não é possível encontrar as soluções.
Ter a percepção de que os nossos maiores desafios estão dentro de nós mesmos e que apenas nós poderemos resolvê-los, que na verdade os maiores problemas são internos, não é nada confortante, mas olhar para nossas "sombras" pode nos trazer de volta para a nossa luz, nossa energia vital. Aliás, todos temos estes dois lados: luz e sombra, afinal, somos humanos.
Um estudo da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ) estimou que 30% dos adultos em todo o mundo atendam aos critérios de diagnóstico para transtornos mentais e aqui no Brasil, e que a depressão e a ansiedade estão entre a quinta e sexta maiores causas para incapacidade. Não é à toa que a busca pelo bem-estar, pela saúde mental, esteja como uma super tendência, atualmente.
Buscar uma vida mais saudável tanto fisicamente quanto mentalmente pode diminuir os níveis e efeitos do estresse no dia a dia, diminuir o risco de doenças e trazer mais disposição para lidar com nossas tarefas e responsabilidades. Quando se pensa em cuidar da sua família, lembre-se que quanto mais saudável você estiver, mais poderá fazer por eles, por exemplo. Mas sempre esteja atento aos sinais de sua saúde mental, só assim é possível alcançar o bem-estar e saúde almejados.
Qualidade de vida e bons hábitos de saúde física e mental são a base para viver bem e confortável dentro de você mesmo. Ter paz mental, buscar se sentir bem, tirar pesos emocionais desnecessários, reduzir os estresses possíveis, organizar a rotina de trabalho e de lazer, buscar por momentos de prazer na natureza, tomar sol, são ações que trazem bem-estar. A meditação está mais que comprovada pela ciência como um poderoso caminho. Buscar acalmar a mente, já tão sobrecarregada, com momentos de silêncio, pode ser um passo importante e barato para o seu bem-estar, assim como respirar profunda e lentamente, em um ambiente tranquilo.
O bem-estar pode estar mais perto do que você imagina, basta trabalhar algo aí dentro. Vamos buscá-lo? Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)