SEGURANÇA

Videomonitoramento da GM de Itatiba é ampliado na zona rural

Mais 10 câmeras contribuem com a Segurança da cidade e mais 34 municípios

Por Redação | 19/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Itatiba

(Arquivo/PMI)

As novas câmeras da zona rural integram o videomonitoramento de Itatiba (Arquivo/PMI)
As novas câmeras da zona rural integram o videomonitoramento de Itatiba (Arquivo/PMI)

As novas câmeras da zona rural integram o videomonitoramento de Itatiba, do Depto. de Inteligências Integradas da GM, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão (Arquivo/PMI)

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, ampliou o videomonitoramento da zona rural. Foram instaladas 10 câmeras em variados pontos de cinco regiões, que compreendem caminhos de rotas de fuga - mantidos em sigilo por motivos estratégicos de segurança.

Instaladas nos últimos meses, já contribuíram em casos com abordagem seguida de detenção de criminosos, como conta o guarda municipal Marcel Reginato Teixeira, encarregado de monitoramento do Departamento de Inteligências Integradas, que integra esta secretaria municipal.

“Sem dúvida, este é um grande ganho para Itatiba. É um trabalho que fica nos bastidores e dá muito resultado”.

O que exemplifica são casos com o envolvimento de veículos com placa adulterada, solucionados graças ao trabalho de inteligência com auxílio do videomonitoramento.

“São locais tidos como rota de fuga e que contaram com estudo técnico prioritário, baseado em dados estatísticos, para o recebimento das câmeras. Por isso, fazer Boletim de Ocorrência torna-se primordial”, reforçou o GM Teixeira.

Além dos equipamentos, as novas instalações têm investimento mensal de R$ 28 mil e contam ainda com parcerias locais - como associação dos produtores rurais e moradores - para a doação de internet, sem custo adicional à municipalidade - para a transmissão dos dados.

SEGURANÇA REGIONAL

“Com a implantação destas câmeras na zona rural, colaboramos para a formação de um ‘cinturão’ de videomonitoramento nas entradas e saídas dessas regiões.

Mesmo que não sejam casos diretamente de Itatiba, as imagens podem contribuir para a solução de casos de outras cidades. Já aconteceu, por exemplo, de suspeitos de um roubo em Valinhos passarem por Itatiba e serem identificados”, comentou.

As imagens do sistema beneficiam ao todo 34 cidades, sendo municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de outros como Jundiaí, Limeira, Franco da Rocha e Osasco.

INTELIGÊNCIAS INTEGRADAS

A Seção de Videomonitoramento, do Departamento de Inteligências Integradas, da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, conta com mais de 60 câmeras instaladas no município - em todas entradas e saídas e também em outros pontos estratégicos - que têm leitor de placas dos carros e permitindo, inclusive, associar pessoas a estes veículos.

Chamado popularmente de Olho Vivo, o sistema capta as imagens e cabe ao Departamento toda a gestão e monitoramento dessas informações, contribuindo para a Segurança como um todo - Polícia Civil e Polícia Militar.

REFERÊNCIA

No último ano, Itatiba marcou presença em Manaus (AM), a convite do governo daquele Estado, para compartilhar a experiência de sucesso com o sistema de videomonitoramento em operação no município há duas décadas.

Itatiba é pioneira e referência em segurança via videomonitoramento. Representando o município foram o secretário da pasta, Luís Antonio Henrique Pereira, acompanhado do GM Teixeira.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.