Você já ouviu falar do Timo? De origem grega, significa thýmos = energia vital, alma, espírito, coração, emoção e afetividade, em grego. Ele se encontra na parte superior do tórax, entre os pulmões e na frente do coração, 7 cm embaixo da cavidade do pescoço.
É considerado um órgão linfóide, mas não há associação direta com a circulação linfática, já que está muito mais associado ao sistema imunológico do que ao sistema endócrino, sendo que ora é chamado de glândula, ora de órgão linfático, embora predomine essa última função.
As principais responsabilidades do sistema linfático é ajudar a filtrar e remover impurezas do corpo e formar as células que irão nos defender contra microorganismos invasores, as células imunológicas.
A glândula timo tem chamado a atenção dos adeptos de meditação e de outras práticas de bem-estar pelo fato de estar localizada perto do coração. Costuma-se dizer que ela abriga a alma e ganhou a fama de "glândula da felicidade", com o poder de "soltar" tensões e sentimentos reprimidos.
A sensação de bem-estar sempre foi atribuída ao equilíbrio da cabeça e do coração. Quando nos sentimos tristes ou com medo, tendemos a sentir o coração apertado; já quando nos alegramos, se acelera e bate mais forte. Em momentos de euforia e paixão, ele dispara. O que poucos sabem é que o corpo humano possui uma glândula localizada dentro do peito, bem na projeção daquele lugar mostrado quando dizemos "eu", apontada como a responsável por esses sentimentos. Essa glândula é o Timo.
Embora continue sendo um tanto desconhecida, estudos apontam essa glândula como a verdadeira responsável pelos nossos sentimentos. De acordo com pesquisas, ela cresce quando estamos contentes e encolhe pela metade quando nos estressamos ou adoecemos. Além de produzir células de defesa, o timo é muito sensível a imagens, cores, cheiros, sons, palavras ou sentimentos. Pensamentos positivos agem diretamente sobre ele e os pensamentos negativos são tão prejudiciais sobre o timo quanto os vírus.
Como o timo fica encostado no coração, este acabou ganhando todos os créditos em relação aos nossos sentimentos e emoções. "Fiquei de coração apertadinho" é, por exemplo, uma expressão que traduz a situação real do timo, que só por reflexo, envolve o coração. Porém, sempre houve um reconhecimento destas relações entre o Timo e as emoções, sempre achamos que as emoções estavam localizadas no peito. Interessante também que palavras como tímido, timidez, temor parecem ter algo a ver com o Timo.
O timo controla toda a corrente energética do corpo e corrige distúrbios. É a ligação entre corpo e espírito, segundo alguns autores. Pelo comportamento mental do ser humano ela é afetada da mesma forma como por cargas oriundas de doenças ou pensamentos negativos. A glândula do timo sadia e ativa garante saúde e estimula o sistema imunológico. Já ideias negativas (medo, ódio, inveja) têm mais poder sobre o timo do que vírus ou bactérias.
No caso de doença grave e estresse, o timo encolhe. Após a morte, fica minúsculo, pois falta totalmente a energia vital. Também apresenta um funcionamento mais baixo em fumantes e outros viciados, que nitidamente possuem uma energia vital alterada.
E tem mais, podemos ativar o timo! Podemos dar tapinhas com os nós dos dedos, no centro do peito, marcando um ritmo (uma forte e duas fracas), como uma percussão, umas 10 vezes.
Este exercício atrai sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Simples e eficiente. Comece agora mesmo! Muita saúde a todos!
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)