LAZER

Programação cultural traz atrações da 4ª FLIJ e do programa Cidade das Crianças

Confira os detalhes da programação

Por Redação | 15/09/2023 | Tempo de leitura: 4 min
Prefeitura de Jundiaí

Divulgação

Na Fábrica das Infâncias Japy, como em todos os sábados e domingos, às 10h30, tem atração gratuita
Na Fábrica das Infâncias Japy, como em todos os sábados e domingos, às 10h30, tem atração gratuita

Para este final de semana, além das atrações para o público infantojuvenil pelo programa municipal Cidade das Crianças, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) traz para a agenda cultural gratuita a abertura da 4ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ). Confira os detalhes da programação:

A programação cultural gratuita começa já nesta sexta-feira (15), a partir das 19h30, com o espetáculo “FEVO: O corpo que habito você não mora mais”, de À margem Coletivo de Dança Contemporânea. Com apresentação na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa – avenida União dos Ferroviários, 1760), a atração tem entrada gratuita e classificação etária para maiores de 12 anos, trazendo como temas o aumento de casos de violência doméstica contra mulheres durante o isolamento da pandemia de Covid-19 e a transformação do lar de um espaço acolhedor para um ambiente de dor e insegurança.

Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos) traz, neste sábado (16), das 10h às 17h, do primeiro dia da 4ª FLIJ. Para as 10h está programada a abertura oficial. Às 11h tem a apresentação do tema da 7ª ZumbiTECA e o início das apresentações “Grande Terreiro – Quintais: Babalorixá, Tranças e cesta de poesias” e “Lenda das tranças”, que seguem ao longo do dia. Às 11h30 começa a palestra Afrofuturismo – Futuro do presente na Literatura de Autoria Negra. Às 13h, o Instituto Araundê faz um grupo de Jongo. Na sequência, às 14h, tem a roda de conversa “Literatura de Autoria Negra”, com Alan da Rosa e Esmeralda Ribeiro. Às 16h inicia-se a venda e autógrafos de livros, até o encerramento, às 17h, com a apresentação do Coral Afro Griô no Grande Terreiro.

A programação da FLIJ na Biblioteca segue no domingo (17), também com atrações das 10h às 18h. Às 10h, tem a roda de conversa “A Biblioteca da minha infância”, com Ricardo Azevedo e José Roberto Torero, e a recreação Fora da Casinha. Após o almoço, às 13h30, é a vez da apresentação teatral “As Travessuras de Emília”, com a Cia. Rick & Kelly. Às 14h30 começa o workshop “Circuito risco e rabisco: ilustração de capa de livro, marcadores divertidos e dedoches”, com Gika. Já às 15h30, é a vez da mesa literária “Poesia para falar, contar e cantar com Lalau”. O encerramento da programação do fim de semana começa às 17h, com o show musical com a Banda Brasileirinhos – Música para os bichos do Brasil.

A programação completa pode ser consultada no site oficial da 4ª FLIJ

Já pelo programa Cidade das Crianças, a Biblioteca terá ainda mais uma aula de xadrez para iniciantes, a partir das 10h. A aula tem mediação dos professores Iliandro e Maurício, e tem como objetivo incentivar a prática do jogo de xadrez, principalmente crianças e iniciantes.

Fábrica das Infâncias Japy

A Fábrica das Infâncias Japy (rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens) também traz este fim de semana atrações gratuitas para o público infantojuvenil. Neste sábado (16), às 10h30, é a vez da contação de histórias “Conto das Sereias”, com o grupo Gatos Gordos. Na apresentação, as sereias Marola e Maresia, que adoram contar histórias do povo das águas, narram dois contos: “Romeu e Julieta”, amigos até debaixo d’água, inspirado na obra de Ruth Rocha, e “O segredo da sereia Serenata e o peixe encantado”, inspirado no cancioneiro popular brasileiro.

Já no domingo (17), também às 10h30, é a vez das “Lenda das Tranças”, contação de histórias do projeto Sorrisinho Negro que se passa no reino de Oyó, onde somente as mulheres que se sentissem tristes poderiam ter seus cabelos trançados de modo que a dor ficasse presa no cabelo. Mas a pequena Dejy tinha um enorme desejo de trançar seus cabelos e, como isso não era permitido às crianças, entrou em depressão. Sensibilizado, o rei concedeu que a partir daquele dia todas as crianças do reino poderiam ter seus cabelos trançados.

Exposições

Durante o final de semana, os equipamentos culturais municipais também seguem abertos, das 10h às 17h, para visitação gratuita do público das exposições em cartaz.

No Espaço de exposições Sônia Cintra da Biblioteca Municipal, o visitante poderá conferir Diversidade em Contraluz, de Maurici Chinaque. Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), segue em cartaz Memórias da Terra Querida, Jundiaí, do artista plástico Luca Ferrari.

Nos Museus, também seguem em exposição Ferrovias… muito além dos trilhos, no Museu dos Ferroviários (avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa), e Holocausto: para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro), com classificação etária indicada para maiores de 12 anos, acompanhados de seus responsáveis.

Todos os detalhes da Agenda Cultural da Prefeitura podem ser conferidos no site da Cultura e em seus canais no Facebook e Instagram.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.