Opinião

Respeite seu corpo

Por |
| Tempo de leitura: 4 min

Há pessoas que não conseguem corrigir a postura, por exemplo, tanto por fraqueza muscular e falta de consciência corporal, como por falta de cuidados gerais mesmo, com ergonomia, com uso excessivo de tecnologias, e por aí vai. Uma falta que poderá influenciar muito seu futuro: o descuidado com a saúde.

"Respeite seu corpo." Tenha esta frase em mente e use-a das mais diferentes maneiras. Pois o respeito pelo corpo vem de um pedacinho de nós, muitas vezes esquecido, chamado autoconhecimento. E nem sempre nos conhecemos e prestamos atenção em nós mesmos, afinal não temos tempo para isso, não é mesmo? Há milhões de desculpas para esta distração ou auto distração, que muitas vezes resulta em algo ruim como uma lesão, no caso dos esportistas, uma doença física ou mental, ou mesmo algum distúrbio.

Ouço das pessoas que falta tempo para se olhar, se perceber, para se sentir. Às vezes um simples toque na sua região abdominal pode te alertar para que talvez não seja o melhor dia para pegar pesado na academia com os pesos ou correr forte, caso tenha sentido a sua região abdominal inchada, distendida, apertada pelo cinto ou pela calça, ou seja, fora da normalidade. Será que o intestino desta pessoa está funcionando bem? Uma simples ignorada nestes sinais pode custar a saúde não só intestinal, como da sua coluna lombar, acredita? Sem a força e eficiência dos músculos abdominais a coluna vertebral, principalmente na região lombar, fica instável e suscetível a lesões, já que a distensão abdominal inibe a ação dos músculos do core, que estabilizam todo o tronco e membros. A partir disso, a pessoa não terá boa digestão, assimilação e pode até mesmo se machucar com mais facilidade.

E treinar cansado após um longo dia de trabalho ou estresse? Sem a devida atenção de que não há mais energia no corpo físico e mental? Neste caso o corpo implora por respeito. Para que massacrar o coitado do corpo quando ele só precisa ser reparado para encarar o próximo dia? Esta auto análise de se você está mesmo preparado para o treino proposto ou atividade física é essencial para o respeito com o seu corpo. Uma opção é pegar mais leve para evitar uma lesão e para que a atividade física te de aquilo que você realmente precisa.

As pessoas também não se respeitam ao ignorarem uma simples questão: vida é movimento. Mova-se!  Sedentarismo tem consequências para a saúde. Apenas se propor a pensar sobre o que você poderia fazer para abandonar o sedentarismo já é um bom começo. Coisas simples como subir pelas escadas invés do elevador, caminhar um pouquinho quando tiver um tempinho, nem que seja para parar o carro mais longe do trabalho, dançar, se alongar... Não importa. Seu corpo pede movimento. E a energia liberada é deliciosa. Basta apenas começar e colher os frutos... Se propor a caminhar 30 minutos por dia é a minha receita para as pessoas que sofrem de estresse crônico ou mesmo dores crônicas. Sabe porquê? Para treinar o corpo e aliviar a mente dos excessos de pensamentos, fora quer os hormônios do bem-estar se encarregam do equilibrado o que precisa ser equilibrado.

Para facilitar o entendimento sobre respeito pelo corpo tenho uma dica simples: aprenda a se ouvir mais. Pare uns poucos minutinhos do seu dia para se ouvir. Pode ser através de uma respiração profunda, uma meditação, numa oração, ou sente-se quietinho num determinado momento. Tenha gratidão pelo seu corpo, pelo "templo" que você habita. Se ele te pede descanso, descanse ou aproveite para se alongar, para meditar ou apenas relaxar. Se ele te pede movimento, mexa-se.

Nós expressamos respeito com nosso corpo também através da hidratação, ele não pode viver sem água, somos dependentes dela, que é essencial para manter nosso corpo limpo de tantas toxinas que ingerimos ao longo do dia pelo descuido da nossa alimentação além de inúmeras outras funções. A melhor solução para a poluição é a diluição.

O sono é outro ponto de total respeito com nosso corpo. Talvez seja a maneira mais simples e barata para nos sentirmos bem. Durma a quantidade de horas necessárias para acordar disposto e feliz. Isso varia de pessoa para pessoa, mas consulte seu corpo e veja se está sendo suficiente a quantidade de horas que você dorme atualmente.

Tenha em mente que aproximadamente 90% de todas as doenças resultam e um descuido alimentar e/ou do estilo de vida. Segundo um renomado biólogo norte americano, Dr. Bruce Lipton, não mais que 10% das doenças são genéticas. E ele vai mais fundo falando ainda que nossas células são também influenciadas pelo nosso pensamento. Opa complicou... Tema para mais um artigo. Por hora, respeitem seus corpos e vivam felizes e com muita vitalidade. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários