FOI PARA A CASA

Menino de 14 anos é pego tentando assaltar mercado 'armado' com um boné em Jundiaí

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
O adolescente está na Casa Jacarandá, em Franco da Rocha
O adolescente está na Casa Jacarandá, em Franco da Rocha

Um adolescente de 14 anos foi imobilizado e detido por funcionários de um pequeno mercado, no bairro Cecap, em Jundiaí, na tarde desta terça-feira (8), suspeito de tentar roubar o estabelecimento. Para ameaçar a operadora de caixa, ele usou como arma, um boné. Conduzido ao Plantão Policial, ele foi apreendido por ato infracional de tentativa de roubo e levado para a Fundação Casa, onde vai aguardar decisão da Justiça, nesta quarta-feira, quanto ao pedido de internação, feito pelo delegado Rodrigo Carvalhaes.

De acordo com os relatos das vítimas, era por volta das 14h30 quando o adolescente entrou no mercado, com a mão por dentro da camisa, simulando estar armado, foi até o caixa e anunciou o assalto. A operadora de caixa se assustou e saiu correndo para os fundos do comércio, momento em que o rapaz aproveitou para tentar arrombar a gaveta da caixa registradora parar pegar o dinheiro - também neste momento, outro funcionário o agarrou por trás, para desarmá-lo e detê-lo. Foi então que outra pessoa que trabalha no local, percebeu que ele não estava realmente armado, mas que estava apenas segurando um boné dentro dentro da camisa, fazendo menção de ser uma arma.

Diante da pronta reação das vítimas, o infrator não chegou a subtrair o dinheiro, sendo logo em seguida conduzido ao Plantão Policial. Diante do delegado e com um tutor presente, ele foi formalmente apreendido. "Nessa fase de apuração preliminar, reputo configurado o estado flagrancial de ato infracional, eis que o adolescente foi surpreendido ao tentar subtrair, para si e mediante grave ameaça (anúncio de assalto e simulação de arma), dinheiro da vítima, não consumando o seu intento ilícito por circunstâncias alheias à sua vontade, consistente na pronta reação dos próprios ofendidos, conduta que se amolda, em tese a tentativa de roubo. Observa-se que o ato foi cometido mediante grave ameaça, tornando-se cabível e necessária a apreensão do adolescente. Portanto, delibero pela apreensão provisória do adolescente infrator, tendo em vista a gravidade e a repercussão social do ato perpetrado".

O adolescente foi encaminhado para o unidade Fundação Casa Jacarandá, em Franco da Rocha, onde vai aguardar sua soltura ou manutenção da apreensão, com a internação. A decisão deve ser tomada pela Justiça nesta quarta-feira.

Comentários

Comentários