ANOS 80

Marca relança brinquedos e nostalgia atinge os adultos

Por Yasmim Dorti | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Johan Lagger é colecionador de brinquedos desde 2000
Johan Lagger é colecionador de brinquedos desde 2000

Recentemente, a Estrela relançou os brinquedos clássicos dos anos 80 como Banco Imobiliário, Genius, Susi e Falcon. Com a iniciativa, os adultos estão reacendendo a chama da nostalgia, desencadeando uma busca pelos objetos da infância.

O analista de TI Johan Lagger, 46 anos, é um colecionador de brinquedos antigos, entre eles bonecos do He-man, Comandos em Ação e Genius. "Meu foco é os relançamentos da Estrela como Falcon, Topo Gigio e comprei alguns para minha esposa como Ursinhos Carinhosos, Susi e Moranguinho. Como gosto de procurar brinquedos antigos em bazares de Jundiaí, tenho outros que não coleciono, mas compro para vender", explica Johan.

Colecionador desde 2000, o analista começou com brinquedos dos Simpsons e passou a se interessar por outros ao frequentar bazares. "A princípio eu comprava para revendê-los mas, depois de um tempo, comecei a guardá-los na coleção e hoje já tenho muita coisa que compro em bazares e também pela internet", conta.

"Eu decidi ter uma coleção pois gosto muito de objetos antigos, principalmente dos anos 80, e os brinquedos me trazem boas lembranças de uma época muito feliz. Além disso, eu enxergo esses brinquedos como uma obra de arte que conta a história dos brinquedos no Brasil e no mundo", ressalta Johan.

VENDAS

Cristiano da Silva Siqueira, 41 anos, além de colecionador, também vende brinquedos antigos e explica que o maior público são adultos que colecionam. "95% das minhas vendas são para adultos colecionadores, geralmente na faixa etária dos 40 anos, acredito que é porque a década de 80 marcou muito com os brinquedos da época", explica. "Eu sempre colecionei coisas, mas no final da pandemia eu lotei um quarto e aí comecei a vender porque não cabia mais brinquedos em casa. Isso acabou virando negócio e hoje eu envio brinquedos para o Brasil inteiro", ressaltou Cristiano.

Atualmente, o colecionador tem mais de 300 brinquedos à venda. "A gente vende de tudo. Tem os que vendem muito rápido e que muita gente procura como, por exemplo, Ursinhos Carinhosos, Cavaleiros do Zodíaco, He-man, Barbies, entre outros. 98% brinquedos são usados e geralmente antigos, na faixa de R$ 10 a R$ 1 mil, dependendo do brinquedo", explica Cristiano.

Além disso, ele conta que compartilha a sua paixão pelos brinquedos antigos com o filho. "Eu acredito que a grande maioria  dos pais passam esse amor para os seus filhos, tanto que meu filho sempre que pega um brinquedo diz que vai guardar para a coleção dele", lembra o vendedor.

Comentários

1 Comentários

  • Pedro Pimentel 24/08/2023
    TAmbém coleciono brinquedos antigo, alem de divertifdo é um otimo investimento