Opinião

A verdade sobre o treinamento ocular

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

A vida moderna tem exigido demais de nossos olhos. Quem trabalha no computador, por exemplo, tem que se adaptar a diferentes contrastes e níveis de brilho, chegando a mais de 30 mil vezes por dia, em alguns casos.

Por isso muitos sintomas como lacrimejar, coçar e ficar vermelhos, já são comuns entre nós. Isso tudo, acompanhado de fortes tensões no pescoço, além de dores de cabeça. Qual seria a ligação entre os olhos e a cervical, vocês devem estar se perguntando, certo? A resposta é que a ligação é fascial, sim, da fáscia, uma vez que todo o nosso corpo está conectado por esta rede de tecido conjuntivo, uma coisa interfere em outra. O controle dos músculos do pescoço, por exemplo, é coordenado com os órgãos sensoriais da visão, audição e equilíbrio. Uma tensão nos olhos pode interferir na cervical e vice-versa.

O treinamento ocular auxilia no fortalecimento da musculatura ocular, melhorando desde problemas neurológicos até uma simples visão cansada.

Apesar de pouca evidência científica de que os exercícios para os olhos sejam capazes de melhorar a nossa visão, apesar de serem muito utilizados antigamente, ainda não me convenceram de que não seriam possíveis de ocorrer. No entanto, já podemos dizer, e comprovar cientificamente, que eles ajudam no cansaço visual, no conforto e no bem-estar de maneira geral. Além de ajudarem a combater o cansaço digital. Até mesmo para dificuldades de aprendizagem, dislexia, estrabismo, problemas oculomotores dentre outros.

Atualmente, um em cada dois trabalhadores realiza suas tarefas sentado em frente a uma tela de computador. Estudos mostram que olhar constantemente para o monitor prejudica a visão, podendo até mesmo restringir o campo de visual.

Os exercícios para os olhos fortalecerão os músculos oculares fracos, melhorando a circulação sanguínea e o tônus muscular. Os músculos devem estar tonificados para obter a visão mais nítida possível, e se necessário, com a ajuda de óculos e lentes de contato. Essa tonificação ajuda a minimizar o cansaço visual, permitindo que seus olhos trabalhem com mais eficiência.

Piscar, por exemplo, é um exercício e uma excelente maneira de relaxá-los e possui três funções: ajuda a lubrificar os olhos, limpá-los e descansá-los da luz. Se você ficar sem piscar frequentemente, seus olhos se tornarão secos, o que levará a inflamação e visão deficiente.

A seguir estão alguns exercícios para os olhos e dicas que podem ajudar a melhorar o tônus muscular dos olhos:

Figura Oito: traçar um oito horizontal imaginário com os olhos pode retardar a progressão da miopia ou miopia.

Círculos oculares: sentado ou em pé, mova os olhos no sentido horário 20 vezes, fazendo o círculo o mais amplo possível. Relaxe por 10 segundos e repita na direção oposta.

Mudança de foco: Mude o foco de ambos os olhos, olhando para um objeto distante por 6 segundos, até que fique claro. Em seguida, desloque seu olhar para um objeto próximo por 6 segundos, até que fique claro. Faça este exercício repetidamente até que seus olhos fiquem um pouco cansados.

A regra 20-20-20: quando estiver focado em uma tarefa, faça uma pausa a cada 20 minutos para se concentrar em algo que esteja a 6 metros de distância por 20 segundos.

Interrupção do piscar: você pisca menos quando está focado numa tela. Se você começar a notar olhos secos ou o início de uma dor de cabeça, pare e tente piscar normalmente.

Para relaxar: gentilmente coloque as palmas das mãos sobre os olhos fechados até que todas as pós-imagens escureçam, cerca de 30 segundos. Certifique-se de não colocar qualquer pressão sobre os olhos.

Massagem na testa: feche os olhos e faça movimentos circulares com os dedos, logo acima dos olhos, para diminuir a tensão acumulada.

São dicas fáceis e eficientes para treinar e movimentar todo o nosso corpo. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários