Opinião

Aprendizado com apoio do Sesi-SP

25/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Uma das consequências mais graves da Covid-19 foi o impacto negativo na educação. Em todo mundo, mesmo nos países desenvolvidos, ficar longe da sala de aula afetou sobremaneira os estudantes, sendo que os menos favorecidos foram os que mais sofreram. Diante desta realidade, no ano passado, o Sesi-SP pôs de pé, em tempo recorde, um programa emergencial para auxiliar alunos das escolas públicas municipais paulistas a recuperar as lacunas de aprendizagem decorrentes da pandemia.

Aplicado no segundo semestre de 2022 e no primeiro de 2023, o Recompondo Saberes acaba de terminar e de maneira exitosa. Desenvolvido para o Ensino Fundamental I e II, o programa elevou as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática de quase 1 milhão de alunos - o equivalente a 43% dos estudantes matriculados em escolas municipais. Vale destacar que, entre os 745 municípios paulistas, 406 (63%) participaram do programa emergencial.

Para apoiar as prefeituras, o Sesi-SP colocou à disposição, de forma gratuita, sua expertise na área e suas soluções educacionais, atuando na formação de 38 mil professores, de forma personalizada, em atividades presenciais e remotas (40 horas a 80 horas por semestre). Com esse suporte aos docentes da rede pública, os estudantes conseguiram evoluir em ambas as disciplinas das duas etapas educacionais.

No Fundamental II (6º ao 9º ano), em Língua Portuguesa, os alunos iniciaram o projeto com domínio de 50,5% do conteúdo previsto para a série e terminaram com 66,5% (aumento de 16 p.p.). Em Matemática, a evolução foi de 33,9% para 38,6% (aumento de 5 p.p.). No Fundamental I (1º ao 5º ano), em Língua Portuguesa, os estudantes dominavam 62,2% do conteúdo da série quando iniciaram no programa e encerraram com 71,9% (aumento de quase 10 p.p.). Em Matemática, avançaram de 34,8% para 39,8% (aumento de 5 p.p.). Isso significa que eles evoluíram na escrita ao formar palavras e frases e utilizar a ortografia de forma apropriada, no domínio das quatro operações matemática e soluções de problemas, no nível de conhecimento esperado para as séries cursadas.

Terminado este projeto, agora o Sesi-SP prepara um novo programa, também gratuito, para continuar apoiando as escolas públicas municipais, o Novo Olhar. A princípio, serão atendidas 87 cidades do estado de São Paulo. Serão formados 11 mil professores, impactando 280 mil estudantes nos próximos seis meses.

A abordagem é inovadora: os alunos irão aprimorar conhecimentos em Língua Portuguesa a partir das artes cênicas e da Matemática a partir do método STEAM (abordagem de ensino que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes, Matemática, Humanidades e consciência ambiental), além do pensamento computacional. Inicialmente, irão participar as escolas com as maiores necessidades conforme os principais índices educacionais disponíveis.

É com orgulho que vemos o Sesi-SP cumprindo com excelência seu papel social. Mais: o resultado do Recompondo Saberes mostra que a união de esforços na sociedade traz transformações efetivas como as apresentadas. Parcerias público-privadas, como a do Sesi-SP com os municípios paulistas, são um caminho que deve ser mais explorado, sobretudo neste momento de recuperação de aprendizagens. Afinal, levará anos para os prejuízos educacionais da pandemia serem plenamente superados.

Vandermir Francesconi Júnior é 2º vice-presidente do Ciesp e 1º diretor secretário da Fiesp (vfjunior@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

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