Estamos bem no meio do ano e boa parte das pessoas encontra-se cansada e desmotivada, pura sobrecarga física e/ou emocional. Outra parte está estressada, à beira de um ataque de nervos. Comendo mal, sedentárias, com excesso de peso, pouca musculatura, dormindo mal, se sentindo muito mal.
Quando nos sentimos assim, cansados e desmotivados, para ajudar, a imunidade cai, perdemos a vontade de fazer as coisas que gostamos, pois nosso corpo entende que tem que sobreviver, fazendo com que poupemos nossa energia. Agora vou dar um alerta: quem sofre com algum problema na coluna tem 85% a mais de chance de ter uma crise em momentos como esses. Portanto, previna este problema pois os dados não são animadores quando o assunto é dor nas costas, sabemos que 50% a 80% da população terá alguma dor na coluna pelo menos uma vez na vida; 40% da população já têm dores, que no prazo de um ano, 4% de todas as consultas médicas no mundo, são por dores nas costas. Considero estes dados fortíssimos.
Não deixe com que a sua rotina, já exaustiva em muitos casos, te coloque entre os números destas estatísticas, pois além de dores nas costas, por conta dos dias frios de inverno, já aumentam, a imunidade também tende a cair se você não estiver equilibrado.
O meio do ano é o momento chave para aprendermos com o que passou, vivermos de maneira mais proveitosa e respeitosa o presente, além de organizarmos nosso futuro em prol de nossa saúde física e mental. Quais são os ajustes de sua rotina que você deveria fazer para buscar isso tudo e ser mais feliz e saudável?
Saibam que se não pararmos e organizarmos nossas vidas e rotinas com este olhar para nossa saúde, faremos com que os nossos corpos, exauridos de obrigações, com problemas de sono, fracos e com ansiedades mil, acabem secretando mais hormônios que irão aumentando ainda mais o nosso estresse, como uma forma de nos ajudar a dar conta de todos os compromissos, nos acelerando e tirando energia de onde já não há, para tal. Porém, com o tempo, além de causar fadiga nas glândulas que o secretam, o estresse também pode contribuir na contração de alguns músculos que adoram retesar quando o corpo se encontra nestes estados de ansiedades e tensões.
Cada pessoa tem os seus próprios gatilhos, alguns reclamam de dores cervicais, pois os músculos da região da cabeça e do pescoço adoram aumentar seu tônus, gerando dores e desconfortos, assim como os músculos da região lombar em outras pessoas. Outros ainda sentem contração nos glúteos e acabam sentindo também o nervo ciático (isquiático) quando sob tensões.
Para amenizar isso tudo, seguem algumas dicas:
Cuidado com a sua postura, pois o estresse diminui a consciência corporal.
Troque o café (que aumenta a ansiedade) por chás naturais, como hortelã, camomila e erva doce. Quando estamos em situações estressantes é primordial, o que ajudará a melhorar a qualidade do sono.
A atividade física alivia tensões e nos obriga a manter o foco no presente, contribuindo para desacelerar a mente das preocupações diárias, prevenindo o desgaste físico e mental deste período.
O uso de óleos essenciais 100% puros e naturais podem auxiliar a diminuir a ansiedade e podem ser usados como escalda-pés ou aromatizando o ambiente em equipamentos adequados. Óleos como o alecrim (melhora motivação, vitalidade e alegria), lavanda (equilíbrio emocional), laranja doce (tensão, ansiedade e tristeza), cipreste (óleo da flexibilidade, indispensável nas festas e confraternizações), e o de bergamota (que trona a vida mais leve) podem ser usados como aliados para seu equilíbrio e bem estar.
Muita saúde a todos.
Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)