Opinião

Celebrando o inverno

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

Na natureza os dias começam a ficar mais curtos, as noites ficam mais longas, o inverno muda não só a estação exterior, mas a nossa estação interior, clamando por autocuidados e uma certa introspecção. Um período de revelação, pois olhamos mais para dentro de nós. Alias, deveríamos. 

Assim como nós, na natureza, os animais, as árvores também passam pelo inverno, alguns hibernam. Nossa pele muda, os cabelos, a luz do sol, são várias mudanças que podemos olhar com atenção e respeito e ajudarmos o nosso corpo a se organizar e passar bem pelo inverno, sem perder imunidade, mas pelo contrário, ganhando muita energia.

Esta energia poderosa da natureza, no inverno, carrega muita energia vital, para nos reorganizarmos neste período, guardamos energia para as próximas estações. Assim como cuidados para o corpo, os cuidados com a mente são de extrema importância.

Todo inverno deveria ser celebrativo! Passamos dias atrás pelo solstício de inverno, a data do seu início, 21 de junho no hemisfério sul. Várias culturas deste hemisfério celebraram os solstícios e consideram a época como um período de renascimento. 

A princípio, os chineses consideravam o solstício como uma data importante de mudança na natureza. No calendário chinês as pessoas chamavam o solstício de "vinda do inverno", realizando grandiosos festivais para comemorá-lo.

Para os Incas, havia um ritual que tinha o objetivo de atrair o Sol, principal divindade do império, de volta para perto da Terra, pois eles sabiam que nesta data o Sol estava em seu ponto mais afastado e temiam que ele se fosse para sempre. O imperador Inca, com sacerdotes e nobres, dirigia a cerimônia, que durava uma noite inteira, até que o Sol voltasse a nascer na manhã seguinte, mostrando que não abandonaria seus filhos na Terra.

Os autocuidados que podemos incluir neste inverno, de maneira simples, extraídas de medicinas antigas, como a Ayurveda, Medicina Chinesa, mesmo culturas dos nossos povos ancestrais da região, geralmente têm pontos em comum. A alimentação é um dos primeiros cuidados a serem incluídos na nossa rotina de inverno. 

Evitar o consumo de alimentos frios ajuda a manter nossa temperatura corporal. Apesar de termos o hábito de comer salada antes das refeições, o ideal agora seria colocá-las após, ou mesmo utilizar verduras e legumes cozidos, podem ser uma boa opção. Os caldos, sopas, gorduras do bem, proteínas variadas, são muito bem vindos.

Hidratar o corpo também é muito importante para o autocuidado, especialmente no frio. A ingestão de água regula a temperatura corporal e transporta nutrientes no organismo, evitando a desidratação e o ressecamento da pele. Abuse dos chás, o de gengibre esquenta e é excelente para digestão.

Hidratar a pele também é muito importante, a oleação com óleo de coco, óleo de gergelim, ou mesmo um bom hidratante é necessária. Atenção aos lábios e rosto. 

O escalda-pés é uma ótima forma de relaxar e aquecer o corpo. Medite mais, ore, silencie. Uma dica de meditação simples, que você pode fazer em cinco minutos, é perceber a força enorme que entra em você através de cada respiração. Curta seu momento. Veja sua energia triplicar. Agora corra do sedentarismo, mantenham-se ativos, mas não corra do calor humano. 

Que possamos ao mesmo tempo em que colocamos mais casacos e mais cobertas na cama, parar um pouquinho e silenciar, renascer nestas luzes do inverno, nos dias frios que pedem certo acolhimento, e fazer deste momento de renovação, uma oportunidade para renovar a esperança, a possibilidade de um novo começo, com mais saúde e energia. Muita saúde a todos.

 

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

Comentários

Comentários