DE NOVO

ALUNO DETIDO: Drogas em escolas de Jundiaí estão se tornando frequentes

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 3 min
DIVULGAÇÃO
De acordo com PMs ouvidos pela reportagem, as ocorrências envolvendo drogas nas escolas têm aumentado
De acordo com PMs ouvidos pela reportagem, as ocorrências envolvendo drogas nas escolas têm aumentado

Aconteceu de novo. Assim como no dia 11 de maio deste ano, quando policiais militares do 49º Batalhão detiveram um aluno com drogas no banheiro da Escola Estadual Orozimbo Sostena, no Jardim Estádio, a pedido do diretor após um aluno ser socorrido ao hospital inconsciente, sob efeito de k-2, nesta semana foi a vez da diretoria da Escola Estadual Diógenes Duarte Paes, no Retiro, pedir ajuda a PM por conta do frequente uso de entorpecentes no banheiro masculino. No local, um aluno foi detido com porções de maconha. A Secretaria de Educação Estadual confirmou mais este caso e disse que a gestão escolar chegou a acionar, primeiramente, os pais do aluno, que não compareceram, sendo então acionada a PM.

De acordo com as informações obtidas pelo Jornal de Jundiaí sobre esta nova ocorrência envolvendo drogas em escola, os PMs estavam em ronda de rotina, quando a coordenação da unidade escolar os chamou, pedindo ajuda, informando que o uso de drogas no banheiro masculino tem sido muito frequente. Diante disso, os militares abordaram um adolescente suspeito e o revistaram - na presença de um agente escolar -, e acharam com ele um maço de cigarros contento alguns 'baseados' de maconha, um dichavador (usado para preparar a droga) e uma bituca de cigarro de maconha, que ele havia já consumido. Em uma caixa de chicletes, os policiais acharam mais uma porção de maconha escondida.

Diante disso, os policiais pediram que a escola novamente acionasse os pais e conduziram o aluno para a delegacia, onde foi registrado Boletim de Ocorrência de ato infracional. Na sequência, ele foi entregue à sua mãe, que desta vez compareceu.

SEDUC

A reportagem procurou a Seduc, que se manifestou por meio de nota, informando que "mediante o ocorrido, a gestão da escola convocou os responsáveis, que não compareceram. Como medida de segurança, a Ronda Escolar (PM) foi acionada e o estudante foi acompanhado de um coordenador até à delegacia. A escola e Diretoria de Ensino de Jundiaí estão à disposição da comunidade escolar e autoridades para maiores esclarecimentos", diz a nota, que não respondeu a questionamentos sobre quantos casos registrados envolvendo drogas nas escolas estaduais de Jundiaí, que, segundo PMs ouvidos pela reportagem, têm crescido muito.

De qualquer forma, a Seduc também informou, por meio de nota, que "o combate às drogas é abordado de maneira pedagógica, em acordo com a BNCC, na disciplina de Ciências da Natureza a partir do 6º ano do ensino fundamental. Em Jundiaí, a equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) faz formações frequentes junto às equipes escolares onde temas de convivência são debatidos e estratégias de enfrentamento traçadas. A Diretoria de Ensino também participou e colaborou em 28 de abril, na prefeitura de Jundiaí, da reunião da Frente Parlamentar pela vida e contra as drogas."

RELEMBRE O PRIMEIRO CASO

Um aluno da Escola Estadual Orozimbo Sostena, no Jardim Estádio, foi detido na noite do dia 11, por tráfico de drogas, dentro do banheiro da unidade escolar. Na mochila dele, revistada pelos policiais militares, foram encontradas em meio ao material escolar, porções de k2 - maconha sintética -, e de maconha comum, encolada em um papel sulfite. Um aluno, suspeito de ter comprado e usado a droga no local momentos antes, se sentiu mal e precisou ser socorrido ao hospital.

De acordo com os soldados Mozer e Schincariol, eles foram solicitados pela direção da escola, informando que dois alunos no interior do banheiro faziam uso de entorpecentes. Ao chegarem no local, os PMs se depararam com um deles em estado de intoxicação e inconsciente, após fumar k2, já sendo socorrido a um hospital. Com o outro, foram encontradas as drogas -  em pesquisa aos seus dados pessoais, constou que o adolescente já tem uma passagem criminal por roubo, com utilização de simulacro de arma de fogo.

O adolescente suspeito de estar vendendo as drogas foi conduzido ao Plantão Policial, onde o delegado lavrou termo circunstanciado por tráfico de drogas - ele foi liberado ao seu responsável.

Comentários

Comentários