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Materiais 3D e telões de LED são tendências em fachadas

As tendências podem ser usadas para mostrar informações sobre os produtos, promoções ou ofertas especiais

Por Rafaela Silva Ferreira | 16/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

Fachada de loja
Fachada de loja

Recentemente, lojas referências de Jundiaí fecharam as portas. Com isso, as tendências de marketing para as fachadas de novos estabelecimentos mudaram. Muitas estão adotando técnicas para atrair a atenção dos clientes como a criação de displays interativos e telas de LED. As tendências podem ser usadas para mostrar informações sobre os produtos, promoções ou ofertas especiais.

Gustavo Romanato Zambotto, proprietário de uma loja de serviços gráficos, explica sobre as tendências. "Aqui em Jundiaí é muito delicado falar. Temos empresas que vêm de fora, como as franquias. E isso, de certa forma, é ruim. Porque, geralmente, o design da fachada já é pré-definido." No entanto, ele também pontua que costuma trabalhar com materiais em 3D, o que facilita na hora de planejar uma comunicação visual. "O 3D está em alta e conseguimos fazer inúmeros desenhos com ele. Esse material dá a possibilidade de trabalhar com profundidade e até inserir coisas internas utilizando o gesso."

Questionado sobre o recente fechamento de lojas em Jundiaí e também sobre a pandemia, Gustavo contou que nada afetou seu trabalho. "Não sofremos com impacto dos fechamentos porque, basicamente, bem ou mal, tudo o que fecha, logo abre outra coisa no local. E é aí que nós entramos. Desenvolvemos o marketing, a comunicação interna da loja e tentamos passar por meio do design o olhar da loja/empresa. Em relação a pandemia, ela foi muito negativa, mas depois que analisamos as opções, vimos que foi positivo em relação aos banners. Recebemos muitos pedidos para aqueles de prevenção, que foi algo essencial no combate contra o Covid-19, assim como as placas de acrílico."

Gustavo também cita o neon, material muito famoso nos anos 80. "Embora o neon tenha voltado com tudo, não trabalhamos muito com ele porque não o analisamos como um material duradouro. Às vezes damos sugestões para os proprietários utilizarem o material na parte interna da loja", conta.

Glauco Pedroso, proprietário de uma loja de comunicação visual, conta qual o estilo de fachada mais procurado neste semestre. "É o estilo ACM. As fachadas em ACM são compostas por placas de material de alumínio composto. Trata-se de um revestimento que tem um miolo de polietileno revestido nas duas faces por chapas de alumínio." Glauco também aproveita para revelar quais são as cores mais populares. "Preto fosco e as cores do seguimento do logotipo de cada cliente. Então, se temos um projeto de fachada onde o logotipo é nas cores vermelho e branco, provavelmente a fachada também vai ser assim."

Em relação aos materiais mais duráveis para os projetos, o proprietário cita a ideia de fachada com lona e arte em impressão digital. "Não se acha mais letrista ultimamente, por isso, mesclamos o artesanato e a tecnologia", finaliza.

A publicitária Fabiana Rocha comenta sobre as cores mais usuais e o que elas transparecem quando escolhidas por uma determinada empresa. "Prata, branco e preto são cores neutras e de fácil combinação. Porém, cada cliente tem o seu apelo e o seu segmento. Por exemplo, lojas de chocolate usam muito marrom e madeirado porque remete ao produto. Nesse sentido, entra o estudo das cores na publicidade", finaliza.

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