Querido leitor.
A palavra ética, "ethos", vem do grego e significa modo de ser. Conjunto de valores que orientam o comportamento de uma pessoa em relação a outros na sociedade onde vive. Garantindo o bem estar social.
Moral é de origem latina, "morales", que tem muitas vezes o mesmo significado.
No budismo também usamos disciplina moral, uma conduta que tem o objetivo de criar um ambiente interior de paz e harmonia.
Praticar disciplina moral depende de percebermos o que está errado com nossa conduta, que não conseguimos estar em harmonia com os outros seres.
Para começar praticar disciplina moral, primeiro temos que acreditar nela, na disciplina moral, na conduta, no caráter, acreditar que para melhor nos comunicar com outros precisamos de uma base de confiança.
Alguém sem ética ou moral não passa credibilidade, muda de opinião sempre de acordo com interesses pessoais e egoístas. Isso gera falta de confiança ou desconfiança.
Depois de acreditar precisamos colocar em prática, se você confia não tem porque usar a maldade para medir o comportamento de alguém, uma harmonia precisa de confiança e boa intenção.
Se continuarmos pensando maldades logo vamos gerar a cobiça, querer aquilo que não temos a qualquer custo.
Para conseguir o que queremos podemos, desde fazer fofoca ou falar falsidades, até discutir dividir e mentir para os outros, condutas que estão no sentido oposto da ética e da moral.
Da mentira surge outras formas de agir muito piores, que são condutas físicas, ações que realmente prejudicam diretamente as outras pessoas como trair e enganar, trapacear, roubar os pertences que não são nossos e, por fim, matar alguém.
Começamos analisar nossa própria conduta e com um pouco de honestidade já verificaremos que não há harmonia nem comunicação nesse jeito de agir, falar e pensar. Facilmente nos enganamos pensando que outros são como nós, nunca criaremos a confiança que trás progresso.
Porém com um pouco de coragem, podemos mudar nossa conduta, de desconfiada e pobre de valores para alguém confiável com bom caráter e honesto.
Que maravilha! A qualquer momento você pode ser essa pessoa, diminuindo sistematicamente aquelas atitudes lamentáveis em atitudes éticas.
Quanto mais éticos e morais ficamos mais pessoas como nós encontramos, e, sim, elas existem.
Seremos então praticantes de disciplina moral.
O resultado: nossa mente se torna calma e serena, com essa paz podemos olhar para tudo o que nos acontece de uma maneira positiva, encontraremos cada vez mais soluções inteligentes para nossos problemas.
A raiva e a insatisfação não terão base para surgirem e nos sentiremos felizes enquanto continuamos a nos relacionar com alegria com os outros seres.
Isso é totalmente possível. Se não acredita, tente.
Você não tem o que perder, só tem a ganhar amigos verdadeiros e bons relacionamentos.
Você só precisa tentar.
Gen Kelsang Chime é professora no Centro Budista Kadampa Vajrayogini em Jundiaí (kelsang.chime.br@gmail.com)