Opinião

Quer viver muito?

01/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Vou colocar uma noticia chocante aqui: a falta de músculos precede a nossa morte. Calma, eu apenas quis dizer que a musculatura é um grande marcador da longevidade saudável. Músculos fortes e resistentes irão te dar uma coisa muito importante na maturidade: independência.

Portanto, os músculos são um grande marcador da saúde e da longevidade a longo prazo.

Músculos são importantes para várias áreas de nossa saúde, não ignorem esta afirmação. Sempre digo que eles são a fonte da juventude.

Ter músculos saudáveis nos permite liberdade de movimentos, mantém nossos corpos fortes, nossas articulações estáveis, protegem nossos ossos, nos ajudam a praticar esportes, dançar, carregar o filho ou o neto, passear com nossos pets, arrumar a casa, viajar, nos permitem viver plenamente.

Pense bem, nosso coração é um músculo. Um tipo especializado de músculo involuntário que bombeia sangue por todo o nosso corpo, mudando de velocidade de acordo com as demandas impostas a ele. Quando estamos em repouso, ele bombeia lentamente, agora quando pulamos ou corremos, quando praticamos esportes, ele precisa acelerar para bombear mais sangue para todo nosso organismo, principalmente para os músculos em ação. Se fizermos atividades que fortaleçam os músculos esqueléticos também ajudaremos a manter nosso músculo cardíaco forte, pois ele economizará energia e terá força para fazer o trabalho de maneira mais eficiente.

Os músculos também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Diante desta epidemia de "diabesidade"(diabetes e obesidade), na qual temos quase dois terços da população em condição de obesidade, sobrepeso, diabética ou pré diabética. Estima-se que até 2025 teremos 64% da população com diabetes do tipo 2. Nosso fígado e nossos músculos esqueléticos armazenam a glicose como glicogênio no músculo. Mas é necessário treinar com pesos para conseguir armazenar a glicose nos músculos, afinal é preciso ter músculos capazes para o trabalho. Se você não tiver onde colocar essa glicose, o nível de açúcar no sangue sobe, o pâncreas secreta insulina e armazenamos mais gordura. Quanto mais músculos tivermos, mais espaço para armazenar a glicose teremos.

Quando treinamos força é preciso regularidade. A chave para alcançar objetivos nas mais variadas áreas. No começo do treinamento há uma fase de adaptação, ganha-se força sem aumentar o tecido muscular. Mas depois de um tempo você começa a construir mais músculos. Se aliado a uma boa alimentação, rica em proteínas, a forma muscular mudará e a força continuará a aumentar. O melhor disso tudo é como a musculatura afetará sua vida cotidiana, afinal, força é vida.

Nossos músculos dão suporte para as articulações, estimulam o crescimento não só da massa muscular, mas também da densidade óssea. Se você estiver perdendo músculo é bem provável que esteja perdendo massa óssea, mas se aumentar seus músculos, irá aumentar a densidade óssea também, pois músculos fortes se traduzem em ossos fortes e saudáveis.

Além disso, ter músculos ajuda a melhorar nosso estado emocional. Há uma relação direta entre postura e emoção, quando uma pessoa melhora sua postura, ela pode também alterar seu estado emocional. Além disso, ter músculos nos tornam mais auto confiantes, quando conseguimos executar uma tarefa física e alcançar novos recordes pessoais, tais realizações nos ajudam a motivar nossas vidas pessoais e profissionais. Assim como a perda da força física tem impacto negativo na força mental. Quer ser mentalmente forte nos negócios e na vida? Fique fisicamente forte. Força gera confiança e atitude para realizações.

Para alcançar longevidade com vitalidade, para ter qualidade de vida e o poder de realizar seus sonhos é necessário ter auto suficiência física, ou seja, somente com músculos fortes e funcionais será possível realizar tarefas da vida cotidiana por muito tempo, sem a ajuda de ninguém. Muita saúde a todos.

Liciana Rossi é educadora física (licianarossi@terra.com.br)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.