EDUCAÇÃO

Itupeva desenvolve programa 'MenteInovadora' para alunos do Ensino Fundamental e EJA

Iniciativa é fruto de parceria entre a Educação e a empresa Mind Lab, que incentiva o brincar e o aprender

Por Redação | 30/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Itupeva

Com o intuito de colaborar com o processo educacional dos alunos, a Secretaria de Educação, em parceria com a empresa Mind Lab está aplicando nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, o programa 'MenteInovadora', que é composto por três pilares: Jogos de Raciocínio, Desenvolvimento de Métodos Cognitivos e Mediação da Aprendizagem.

A aplicação desta metodologia foi iniciada em 2022, com a formação dos professores e, agora, em 2023, finalizando essa etapa, está sendo trabalhada em sala de aula, atendendo aproximadamente 4.400 estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com a utilização de jogos de raciocíonio os alunos aprendem brincando como desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas, numa atividade que pode ocorrer individualmente, em duplas ou em grupos, sob mediação dos professores que têm o papel de acompanhar como os objetivos do jogo são alcançados.

O programa 'MenteInovadora' contempla cada estudante com um kit, formado por: 1 livro do aluno, 1 jogo e 1 livro da família, que tem o propósito de envolver todos os membros, que se divertem juntos com os desafios trazidos pelas situações provocadas pelos jogos de raciocínio.

Ao todo, 16 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino estão desenvolvendo este programa, que tem alcançado boa aceitação entre os alunos, conforme relata a professora Evanéia Lambert, que atua no Cemeb Vereador Laerte Retondo, que funciona no bairro Nova Monte Serrat.

"Para nós professores, o Mind Lab é de suma importância, tendo em vista que precisamos estar sempre atualizados, pois os alunos da atualidade são da era digital e a metodologia auxilia na concentração dos estudantes e em suas habilidades socioemocionais", disse.

A aluna Rafaeli Vitória de Oliveira Franco, do 5° ano, afirmou que tem gostado desta experiência. "Afinal, posso aprender brincando", descreveu.

Já o estudante Nycolas de Sene Ribeiro, também do 5° ano, ressaltou que o Mind Lab tem chamado sua atenção. "Pois é necessário utilizar o raciocínio para resolver as atividades", salientou.

"Essa ferramenta educacional é uma importante aliada do professor em sua missão de ensinar os alunos a pensarem e refletirem", concluiu o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.